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Uma pesquisa realizada pelo Programa Compra Londrina com 29 órgãos públicos instalados na cidade, de setembro a novembro de 2014, apontou a quantia que será gasta nas compras governamentais, além dos produtos e serviços que serão consumidos em 2015. Apenas em Londrina, a expectativa dos órgãos públicos é gastar mais de R$ 200 milhões em processos licitatórios. A lista contempla 22 itens, entre eles o de serviços de alimentação, que inclui os fornecedores de lanches e coffee break.
Em 2014, os 29 órgãos que responderam à entrevista do Programa Compra Londrina gastaram aproximadamente R$ 3,5 milhões em compras de serviços de alimentação, lanches e coffee break. A média de valores gasto por cada instituição é de mais de R$ 265 mil.
Para 2015, a previsão de compras de produtos e serviços do setor chega a mais de R$ 2,3 milhões. Além disso, o estudo identificou que 93% dos fornecedores de serviços de alimentação, lanches e coffee break para os órgãos públicos de Londrina é da própria cidade.
O Programa Compra Londrina foi lançado em 2010 por diversas entidades, como Sebrae/PR, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), prefeitura de Londrina e Observatório de Gestão Pública de Londrina, em parceria com a Fiep, Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Londrina (Sescap-Lda), Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindimetal-Lda) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Nortepor).
O objetivo do programa é estimular as empresas e indústrias locais a participarem dos processos de licitação, considerado por especialistas como uma estratégia para alavancar a competitividade, a partir da abertura de novos mercados. Diego Menão, superintendente da ACIL, avalia que o Programa Compra Londrina extrapola a questão econômica. “O programa envolve a geração de empregos e tributos e contribui com a transparência dos processos licitatórios”, diz.
Segundo ele, a capacitação é um dos pilares do Programa Compra Londrina. Para 2015, estão previstas capacitações no dia 23 de junho para os compradores e nos dias 22, 23 e 24 de junho para os fornecedores. Mais uma edição dos treinamentos será realizada no dia 27 de outubro, exclusivamente para os compradores, e nos dias 26, 27 e 28 de outubro para as empresas fornecedoras.
Informação
Na opinião de Diego Menão, a informação é fundamental para colocar em prática o Programa Compra Londrina. Os empreendedores podem acessar o site, que reúne todas as informações sobre os processos licitatórios da cidade, como órgãos compradores, orçamentos destinados às compras públicas e produtos e serviços que serão adquiridos, além dos editais das licitações, calendário das ações do programa e artigos e notícias relacionados ao assunto.
Outra ferramenta para aproximar compradores e fornecedores é o “bureau de negócios”, um escritório que fica na sede da ACIL e que presta atendimento exclusivo para os interessados nas compras públicas. “Além de esclarecer dúvidas, os consultores que trabalham no local também disponibilizam um banco de dados para as empresas fornecedoras e compradoras sobre o setor de compras públicas em Londrina. A informação é um ponto crucial para o sucesso do programa”, salienta Menão.
As rodadas de negócios também aproximam compradores e fornecedores e serão realizadas em 2015 nos dias 19 de maio e 22 de setembro.