SINDPANP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DO NORTE DO PARANÁ

Presidente do SINDPANP participa de posse da nova diretoria do SINFOR

Evento reuniu convidados e autoridades no Buffet do Planalto, em Londrina

clique para ampliarclique para ampliarPresidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, foi uma das autoridades presentes na posse da nova diretoria do SINFOR (Foto: Reprodução)

O presidente do SINDPANP, Itamar Carlos Ferreira, prestigiou a posse da nova diretoria do SINFOR. O industrial Marcus Friedrich Von Borstel assumiu a presidência da entidade e a posse foi concedida pelo presidente da Fiep, Edson Campagnolo, durante cerimônia no Buffet do Planalto, em Londrina.

O setor da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) promove o desenvolvimento econômico e social de Londrina e faz parte da identidade da cidade. A área é o alicerce da marca “Londrina Cidade Genial”, lançada em 2014.  A escolha do novo conceito foi pautada por um conjunto de fatores, como tamanho e importância do setor de TIC, que possui 1,2 mil indústrias na região e gera aproximadamente 14 mil empregos diretos.

“Aproveitamos a oportunidade para parabenizar a diretoria do SINFOR por todas as iniciativas realizadas pelo setor. A indústria de software contribui com o desenvolvimento de Londrina e também de todas as indústrias, ao oferecer ferramentas que auxiliam nas melhorias dos processos de gestão. Nosso setor, por exemplo, vai ganhar um software personalizado para atender exclusivamente as necessidades dos industriais da panificação. O modelo já está sendo desenvolvido pela CINTEC [Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos]”, diz Itamar Ferreira.

Ele acrescenta que o software irá abranger todas as etapas da cadeia da indústria da panificação, da produção às vendas. A ferramenta irá contribuir com a gestão das panificadoras e confeitarias e, consequentemente, irá torná-las mais competitivas.

Discurso

No discurso de posse, o novo presidente do SINFOR afirmou que está representando cada uma das indústrias associadas ao sindicato, para que sejam cada vez mais sustentáveis e “geniais” - em alusão à marca “Londrina Cidade Genial”. “Temos o SINFOR porque acreditamos que podemos ter uma entidade de classe forte em Londrina”, acrescentou Von Borstel.

Na ocasião, o presidente da Fiep salientou a importância do sindicato e de todas as ações realizadas para fortalecer o setor. “A cada ano que passa, ficamos mais felizes de ver o que o SINFOR representa para Londrina”, disse Campagnolo.

Participaram da solenidade de posse da nova diretoria do SINFOR autoridades como Milton Bueno, gerente da central de sindicatos e coordenadoria da Fiep; Ary Sudan, coordenador regional da Fiep; Valter Orsi, presidente da ACIL; Charles Vezozzo, presidente do Fórum Desenvolve Londrina; Almir Gaspar Schenfeld, gerente do Senai em Londrina; Heverson Feliciano, gerente da regional norte do Sebrae/PR; e Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae/PR.

História

O SINFOR foi fundado em 1989. Contudo, apenas nos últimos oito anos a entidade começou a se fortalecer, promover ações para melhorar o desempenho e lutar pelos interesses coletivos e individuais dos industriais do setor. A criação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Londrina e Região, em 2006, é considerada um “divisor de águas” na história do SINFOR.

Todas as sextas-feiras, industriais e entidades se reúnem para discutir alternativas para melhorar a competitividade do setor. Foi num desses encontros que os associados do APL perceberam que o grupo precisava ser representado por um sindicato mais atuante.  “O sindicato estava meio esquecido e foi renovado graças ao APL, formado por industriais críticos e inquietos”, relatou Gilmar Machado, ex-presidente do SINFOR.

A história foi contada por ele na ocasião da posse da nova diretoria do SINFOR. Durante os discursos das autoridades que participaram da cerimônia, a trajetória da entidade foi resgatada.

Outra data importante registrada pelo presidente Marcus Friedrich Von Borstel foi o dia 23 de setembro de 2011, quando o pedido do sindicato para se filiar à Fiep foi aceito. “Fomos convidados pelo Milton Bueno para explicar porque um sindicato de software poderia ser enquadrado como industrial. Com o apoio do Campagnolo, que seria o próximo presidente, o pedido foi deferido. Com muito orgulho, somos o centésimo sindicato da Fiep”.

O SINFOR representa mais de 1.200 indústrias estabelecidas em 35 municípios no norte do Paraná.

Encontro Anual dos Sindicatos discute inovação na gestão sindical"Organiza o Natal"