SINDPANP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DO NORTE DO PARANÁ

Intercâmbio de lideranças discute desafios do setor da panificação

Presidente do SINDPANP participou do encontro promovido em Fortaleza, em novembro; apresentação de case de sindicato cearense surpreendeu participantes

clique para ampliarclique para ampliarOs presidentes de 21 sindicatos da panificação de todo o Brasil se dividiram em quatro grupos para debater questões relacionadas ao setor (Foto: Divulgação / Fiec)

O presidente do SINDPANP, Itamar Carlos Ferreira, foi um dos representantes paranaenses no Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Panificação, realizado no dia 11 de novembro, na sede da Federação das Indústrias do Ceará, em Fortaleza. Esse foi o primeiro encontro do gênero, vislumbrado pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Ceará. O Intercâmbio visa a troca de experiências e a discussão de questões essenciais aos setores econômicos industriais. Estiveram presentes 21 presidentes de sindicatos da panificação pelo Brasil.

De acordo com Itamar Ferreira, o evento foi bastante produtivo. “Tivemos a oportunidade de debater sobre o sucesso e também sobre os gargalos do setor”, conta.

Outro atrativo do intercâmbio foi a apresentação de um case do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan). A indústria da panificação emprega no estado 36 mil pessoas, está presente nos 184 municípios cearenses e atende um milhão de clientes por dia. Em seis anos, durante a atual gestão, o número de associados aumentou de 120 para 320.

Itamar Carlos Ferreira comenta que o diferencial do sindicato cearense é fruto do trabalho de um consultor de negócios que visita as padarias diariamente. “Ele faz um trabalho de 'corpo a corpo' junto aos associados e tenta, na medida do possível, trazer soluções para os problemas. Além disso, o consultor visita futuros associados e mostra as vantagens de se filiar ao sindicato”.

Após a apresentação das boas práticas de gestão do setor da panificação no Ceará, os presidentes dos sindicatos da panificação dividiram-se em quatro grupos para debater os desafios indicados em uma pesquisa online respondida por industriais da panificação em todo o Brasil. Os temas discutidos foram: Gestão Sindical; Defesa de Interesses; Negociação Coletiva; e Serviços aos Associados.

A partir das discussões foi elaborada uma lista com os desafios prioritários do setor. Também serão construídas propostas de solução para as questões apontadas.

Com informações da Fiesc.

Mais de 400 pessoas acompanharam as atividades da Panific ShowAssociativismo é uma das estratégias para o crescimento do setor