SINDPANP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DO NORTE DO PARANÁ

Mais de 400 pessoas acompanharam as atividades da Panific Show

Novas receitas apresentadas durante os mini cursos podem aumentar as vendas e, consequentemente, o lucro dos panificadores

clique para ampliarclique para ampliarA receita do tradicional pãozinho pode ganhar novos ingredientes, como o azeite e o vinho (Foto: Freeimages)

De acordo com o gerente do Senai Londrina, Almir Gaspar Schenfeld, a Panific Show apresentou para os industriais e para o público em geral - que trabalha na comercialização de produtos da área da panificação e confeitaria - novas possibilidades para melhorar a competitividade do negócio. As palestras e os mini cursos realizados durante a Panific Show, nos dias 16 e 17 de outubro, atraíram mais de 400 pessoas, que tiveram a oportunidade de conhecer novas tendências, técnicas e tecnologias da indústria da panificação.

“Os mini cursos mostraram que as possibilidades para o setor vão além da produção do pão e do bolo. Com certeza, a capacitação vai aprimorar as condições de vendas dos industriais e de outras pessoas que se dedicam à venda de doces e salgados. Os mini cursos também puderam despertar no público o interesse de abrir um negócio”, afirmou Schenfeld.

A professora de panificação do Senai, Camila Botelho, ministrou o curso “Salgados fritos: elaboração da massa”. Os alunos aprenderam sobre a variedade de ingredientes que podem ser usados como base para a mesma massa, como a batata, a mandioquinha salsa ou a mandioca. “O lucro em cima dessa receita é de 100% e pode ser maior ainda se as pessoas usarem a criatividade para escolher o recheio ou aproveitarem ingredientes com menor preço”, orientou.

Márcia Ozeki é salgadeira há três anos e fabrica pães e salgados para vender. Há um ano, disponibiliza produtos para festas. Ela aprovou a iniciativa. “Gostei muito dos mini cursos. Recebemos muitas informações. Aprendemos que uma pitadinha de sal, ou outro detalhe na receita, pode trazer mais sabor. Participamos dos mini cursos para oferecer um produto melhor para nossos clientes e aumentar nossas vendas”, disse.

Schenfeld comentou ainda que, nos momentos das degustações, o público também conferiu o sabor de novos produtos. “O pão francês ainda é fundamental, mas hoje temos novas versões do pão, como o pão de cacau. A harmonização com outros ingredientes, como o azeite e o vinho, também pode ser utilizada no dia a dia nas panificadoras”, finalizou.

Insatisfações no ambiente de trabalho podem influenciar mobilização de trabalhadoresIntercâmbio de lideranças discute desafios do setor da panificação