SINDPANP

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA DO NORTE DO PARANÁ

Indústrias da panificação de Londrina participam de capacitação sobre gerenciamento de custos

Palestra foi promovida pelo Peiex Londrina em parceria com o SINDPANP Norte e mostrou como medir os custos levando em conta a metodologia utilizada para interpretar os dados

O palestrante Goubert Bandeira ministrou a capacitação “Gestão Estratégica de Custos”. O evento foi oferecido para todas as indústrias atendidas pelo Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), no dia 28 de maio. Os assuntos discutidos por Bandeira foram a classificação dos custos quanto à ocorrência, ao produto, ao volume e ao método de custeio variável e por absorção.

De acordo com Bandeira, a gestão estratégica de custos é um fator importante para empresas de qualquer porte. “Todas elas geram impostos, empregos e renda e contribuem com a economia. A gestão de custos é um elemento muito rico e não pode ser visto de forma simplista porque interfere na tomada de decisões”.

O palestrante explicou que os números podem mudar conforme a interpretação dos gestores. Para ilustrar a questão, utilizou como exemplo duas empresas fictícias que interpretavam os mesmos dados de maneiras distintas. “O objetivo foi mostrar que as metodologias de interpretação dos dados vão apresentar respostas diferentes para os gestores. E são as informações que vão apontar para os gestores os caminhos que devem ser percorridos para o crescimento das empresas”, afirma Bandeira.

SINDPANP NORTE promove caravana para FIPANQuer ser um profissional melhor? Desenvolva suas características de liderança!