SINDPANCG

Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais

Com área menor, Paraná terá problemas com o trigo

Estimativa de área de plantio em 2016, no Paraná, é 14% menor que ano passado devido aos melhores preços do milho safrinha

clique para ampliarÁrea plantada no Sul está menor (Foto: Reprodução)

A estimativa de área de plantio em 2016, no Paraná, é 14% menor que ano passado, devido aos melhores preços do milho safrinha e pela ineficácia do apoio das políticas agrícolas. A área esse ano é de 1,15 milhão de hectares, 15% já plantado, em boas condições de desenvolvimento, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral). A produção esperada está em 3,48 milhões de toneladas.

Na Região Sul, o preço mínimo do trigo passou de R$ 34,98 para R$ 38,65 a saca de 60 quilos, aumento de 10,5%, que não tem coberto os custos de produção. Conforme levantamento da Secretaria Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), o custo de produção variável do trigo no Paraná passou de R$ 34,79 na safra passada para R$  40,86 na safra atual, aumento de 17%.

Os custos de produção foram impactados pelo aumento de insumos como adubos, que subiram em média 24% no período, enquanto os herbicidas tiveram aumento de 13%.

Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o governo federal publicou no dia 11 de maio no Diário Oficial da União a portaria n⁰ 92 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que reajusta o preço mínimo do trigo para safra 2016/17. Por lei, a medida foi publicada com atraso de quatro meses, pois deveria ter sido editada em 11 de janeiro de 2016 (60 dias antes do plantio do trigo).

Com informações do Deral e Tribuna do Vale

Casa da Indústria de Ponta Grossa sugere novo Refis para criseCasa da Indústria de Ponta Grossa promoveu curso sobre Negociações Coletivas