SINDPANCG

Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais

Curso gratuito orienta empresários sobre o mercado internacional

Capacitação apresentou os principais desafios e oportunidades para a internacionalização de micro e pequenas indústrias

clique para ampliarCurso mostra novas perspectivas para investimentos (Foto: Reprodução)

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep, em parceria com o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizou o curso “Como se preparar para o mercado internacional”, em Ponta Grossa. O objetivo foi apresentar os principais desafios e oportunidades para a internacionalização de micro e pequenas indústrias e como criar um ambiente favorável à expansão e competitividade.

O curso foi ministrado pelo consultor e instrutor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Luiz Roberto Oliveira. Durante a capacitação, os empresários foram orientados sobre temas relevantes para a área, como contexto econômico internacional, estrutura brasileira de apoio à internacionalização, diagnóstico da empresa e seus produtos e como competir no mercado exterior.

Os cursos do PDA têm como principal proposta o aumento da produtividade e a melhora do desempenho das empresas. O projeto Associa Indústria - um dos braços do programa - oferece vagas em áreas nas quais os donos de micros, pequenas e médias empresas enfrentam mais dificuldade, como tributação, relações trabalhistas, fiscalização, meio ambiente e economia de energia.

Com informações da Coordenação Fiep em Ponta Grossa

Contratação não sofre grandes alterações com o novo Estatuto da Pessoa com DeficiênciaCompetitividade é o foco principal de programa lançado pela Fiep