SINDPANCG

Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais

Casa da Indústria mostra preocupação sobre índice de reajuste no piso regional

Sindicatos de Ponta Grossa pedem uma intermediação da Fiep nas negociações junto ao governo do estado

clique para ampliarclique para ampliarIndustrias estão apreensivos em relação aos índices de reajuste salarial (Foto: Reprodução)

A situação econômica do estado e as recentes medidas adotadas pelas autoridades provocaram, por parte da Casa da Indústria, em Ponta Grossa, o encaminhamento de um ofício à direção da Fiep. O objetivo foi, segundo a coordenadora da Casa da Indústria, Priscila Jaronski, demonstrar as dificuldades dos diversos setores produtivos e pedir providências nas negociações que envolvem o salário mínimo regional.

“Os sindicatos componentes da Casa da Indústria de Ponta Grossa e a Coordenadoria Regional da Fiep de Ponta Grossa vêm, através deste, solicitar à Federação das Indústrias do Estado do Paraná providências no que diz respeito à fixação do Salário Mínimo Regional do Estado do Paraná. Tendo em vista o panorama econômico vivido pela Indústria na atualidade, como o reajuste de ICMS, PIS/COFINS sobre produtos industrializados e IOF, aumento na taxa de energia elétrica, aumento da taxa de juros e forte queda na produção industrial e tendo em vista que, embora tenha sido assinado um acordo tripartite em 2014, que determinava o reajuste do Salário Mínimo Regional do Estado do Paraná, o Governador do Estado até o momento não se pronunciou oficialmente quanto ao reajuste”, informa o ofício encaminhado à federação.

Os sindicatos, segundo informa Priscila, pedem uma análise nas questões financeiras, antes das determinações dos índices. “Requeremos a intervenção da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, para que pleiteie junto ao Governo do Estado que o reajuste do Salário Mínimo Regional do Paraná seja limitado ao equivalente do acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, referente ao ano de 2014, no importe de 6,23%. A medida se faz necessária para manutenção da Indústria paranaense que hoje, não obstante suporte todos os encargos aplicados ao segmento industrial brasileiro, ainda tem de praticar o maior salário mínimo regional do país”, traz o documento.

A definição sobre o reajuste do salário mínimo regional deve acontecer até maio. “Este ofício é uma forma de expor a preocupação que todos os setores demonstram, pois estamos em um momento delicado da economia e seria interessante discutirmos os índices no âmbito estadual”, comenta Priscila.

Seminários apresentam projeto INSERI a pequenos negóciosDia da Indústria renderá homenagens nos Campos Gerais