SINDPANCG

Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais

Sindicato faz pesquisa para avaliar situação econômica com associados

Indústria da panificação é um dos setores nos quais os repasses de preços ao consumidor acontecem quase que simultaneamente às instabilidades do cenário econômico, por causa do preço do dólar indexado na matéria-prima

clique para ampliarO presidente Darci Miara participou de encontro da Fiep para debater a economia (Foto: Agência Fiep/Mauro Frasson)

O presidente do Sindpancg, Darci Miara Júnior, afirmou que os aumentos nas tarifas de água e principalmente da energia elétrica representam as maiores ameaças às indústrias do setor de panificação. Além disso, ressalta Darci, a disparada do dólar deve deixar o setor inteiro um pouco paralisado em relação a investimentos.

Para poder dar um diagnostico melhor sobre o que ocorre no setor nesse período, às vésperas de sentir os reajustes estabelecidos pelos governos federal e estadual, o sindicato está realizando uma pesquisa com os associados. O levantamento será compilado nas próximas semanas, determinando um perfil dos riscos pelos quais passa o segmento.

“Infelizmente, trabalhamos com muitas matérias-primas cujos valores nos são repassados diretamente e não estamos conseguindo segurar. Estamos controlando ao máximo, mas está ficando uma situação muito ruim. Essa pesquisa vai nos ajudar”, afirmou.

Segundo Darci, esse período da economia chega a ser inédito. “Nunca houve um período tão complicado como este, no qual estamos recebendo essas altas de preços de todos os lados”, concluiu. O presidente do sindicato participou do encontro promovido pela Fiep para debater o assunto e espera novas reuniões para que o setor tenha melhor condições de avaliar esse período.

Industriais podem acessar linhas de financiamento para adequações à NR-12Produção de grãos deverá ser de 198 milhões de toneladas