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O setor de panificação e confeitaria no Brasil fechou 2013 com 8,7% de faturamento e movimentou R$ 74,4 bilhões, segundo dados divulgados pela Abip. No ano anterior (2012), o índice foi de 11,6%, em uma tendência de crescimento de dois dígitos que se mantinha desde 2007, quando o setor atingiu 13,3% em crescimento no país. Comparado a 2010 (12%), a queda em 2013 chega a 33%, conforme análise do ITPC em parceria com a Abip.
O presidente da Abip, José Batista de Oliveira, avalia que a desaceleração foi decorrente principalmente da alta de custos experimentada pela panificação. “Os preços da farinha de trigo, que representa 40% dos custos dos produtos panificados, sofreram aumento médio de 22%, o que representou impacto de 9% nos reajustes de preços realizados no ano”. Os números apresentados foram levantados por meio de pesquisa junto a 1.200 empresas de todo o país, abrangendo representantes do setor de todos os portes. Ainda segundo Batista, o melhor desempenho foi registrado junto às padarias que oferecem serviços completos de fast food e conveniências.
Os resultados do setor de panificação foram comparados aos de outros setores de alimentação, como o faturamento dos supermercados (11,92%), varejo (8,5%), Grupo Pão de Açúcar (8,1%) e food service (estimado em 8%). Outro dado que chama a atenção é o crescimento do faturamento com produção própria nas padarias, que apresenta alta, desde 2007, chegando a 55% em 2013.
A pesquisa indica ainda que o setor, que gera 820 mil empregos diretos e 1,85 milhão de forma indireta, aumentou em 2% o número de postos de trabalho criados em 2013, o que representa 18 mil funcionários contratados a mais nas padarias.