SINDPANCG

Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais

Feira apresenta novas tecnologias e ingredientes

Sindipan organizou caravana de empresários para conferir o que há de melhor no mercado

clique para ampliar clique
               para ampliarFeira recebeu 60 mil visitantes (Foto: Divulgação)
O Sindipan Campos Gerais levou associados para uma das maiores feiras de panificação e confeitaria da América Latina, a Fipan 2012 (Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos). Realizada em São Paulo entre os dias 17 e 20 de julho, a edição deste ano quebrou recorde de visitantes, segundo a organização, recebendo cerca de 60 mil visitantes vindos do Brasil e mais 50 países. O montante de negócios durante a feira foi R$ 800 milhões.

Para o presidente do Sindipan CG, José Salomão Messias, o evento despertou grande interesse dos empresários, que esgotaram as vagas da caravana. "O papel do sindicato é fornecer oportunidades como esta aos associados por um baixo custo", explica. Para a participação dos associados no evento, a entidade contou ainda com uma ajuda de custo do Sindipan-Aipan (Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria do Estado de São Paulo), organizador da Feira. "O Sindipan de São Paulo tem interesse na participação dos sindicatos mais atuantes do país em seu principal evento", conclui.

Os benefícios desta participação são diversos. "A Fipan é capaz de fornecer uma visão do que há de melhor no mercado em termos de maquinários, novas matérias primas e novas formas", afirma Messias. O presidente destaca ainda que a Feira oferece cursos e apresentação de produtos das confeitarias. "As grandes empresas montam suas cozinhas para fazer demonstrações", conta.

FIPAN - A feira de panificação e confeitaria tem aumentando e se modernizado a cada edição. As empresas expositoras apresentam novidades, principalmente em tecnologia e novos insumos. Já a organização da feira tenta incrementar os eventos paralelos, através de visitas técnicas, fóruns e workshops.

Os lançamentos que mais atraíram a atenção dos visitantes foram: a máquina robotizada de sorvete da Topema, que produz massa com cobertura e confeitos sem contato manual; a máquina de passar manteiga no pão também sem contato humano; o forno que assa em dois minutos cada disco de pizza; os porta-cupcakes diferenciados e o push pop cake, embalagem plástica que permite guardar parte do bolo.

Os ingredientes também fizeram sucesso, entre eles a farinha de soja e de quinua (grão nativo dos Andes) para pães mais saudáveis, além do BentamixLevain, uma mistura especial para pão rústico e integral, e Bentamix Fácil, primeira pré-mistura para o pãozinho francês, com adição de fermento.

"A modernização da Fipan é observada já nos estandes das empresas expositoras, que abordam os visitantes demonstrando seus produtos com todo o diferencial que possuem", comemorou Antero José Pereira, presidente do Sindipan-Aipan e do IDPC (Instituto do Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria), entidades promotoras do evento.

Fórum setorial do Trigo estabelece prioridadesEstá chegando o 7° Encontro das Panificadoras e Confeitarias