SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Emissão do certificado digital com desconto para as indústrias é apresentada em Cascavel

Valores diferenciados são viabilizados por meio de parceria firmada pela Fiep com o Instituto Sescap; palestra foi realizada na Casa da Indústria

clique para ampliarclique para ampliarCasa da Indústria de Cascavel foi a primeira a receber palestra (Foto: Pedro Sarolli)

As indústrias paranaenses podem se beneficiar de uma parceria firmada no mês de outubro entre a Fiep e o Instituto Sescap Paraná para a emissão de certificado digital com valores diferenciados. Todos os associados a sindicatos filiados à Fiep podem acessar o serviço com o benefício. No dia 03 de dezembro, o diretor regional da do Sescap Paraná, Michel Lopes, e o gerente comercial do Instituto Fenacon de Certificação Digital, Elder Schroder, fizeram uma palestra na Casa da Indústria de Cascavel para apresentar as vantagens da parceria.

“Também viemos anunciar que começamos a atender aqui, todas as quintas-feiras das 13h30 às 17h30, uma equipe do Sescap fará atendimento na Casa da Indústria de Cascavel”, disse Michel.

O certificado digital funciona como uma assinatura de validade jurídica, sendo a identidade de uma empresa em transações eletrônicas. O certificado é uma assinatura digital, garantindo à empresa segurança e agilidade. As Casas da Indústria de todo o estado vão receber palestras para apresentar o que é a certificação digital e em que casos ela é necessária, além de tirar as dúvidas dos industriais sobre o tema.

Segundo Elder, as vantagens são inúmeras. “Sempre cito o exemplo da Souza Cruz Medicamentos, que foi uma das empresas pioneiras do Brasil e implantar a nota eletrônica e a certificação digital. Só em um mês, eles economizavam R$ 1,5 milhão não imprimindo a papelada”, comentou.

As empresas e indústrias devem aderir ao sistema, pois em quase todas as áreas ele é obrigatório. Além dos benefícios financeiros, a certificação digital é exigida para quem quer importar exportar e para todas as que se enquadram no sistema de tributação convencional. “Além da autenticidade e segurança, outras vantagens são a possibilidade de realizar o ECD (Escrituração Contábil Digital), evitando os tradicionais livros, e ter um diferencial nas licitações. Se ocorrer algum problema, é muito mais fácil buscar informações, já que o acesso é instantâneo. Evita erros”, salientou Michel.

Congresso Nacional Moveleiro: satisfação da maioria dos participantes na edição 2016Cadastro das Indústrias 2017 está aberto para atualização