SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Associado do Sindmadeira Oeste foca em redução de custos e novas formas de propaganda para alavancar negócios

Bresolin Junior afirma que desvalorização cambial ainda é pequena para setor moveleiro

clique para ampliarclique para ampliarBresolin exporta desde 1999 (Foto: Reprodução)

A Bresolin Indústria e Comércios de Madeiras Ltda, de Cascavel, tem buscado a redução de custos e novas formas de divulgação e venda dos produtos para vencer a crise. De acordo com o administrador da empresa, Guido Bresolin Junior, com estas medidas a empresa pretende manter a competitividade no mercado, que está em baixa.

Desde 1960, a Bresolin trabalha com madeiras. No início de sua trajetória, a empresa forneceu madeiras de espécies nativas para fábricas de móveis, caixas, brinquedos e para construção civil. A partir da década de 70, passou a trabalhar com madeiras reflorestadas de pinus, araucária e eucalipto produzidas em suas próprias florestas. Isto aconteceu em função da empresa ter como princípio a busca de um desenvolvimento sustentável, aliado a um pleno equilíbrio com a natureza.

Em 1990, a Bresolin iniciou a atividade de produção de camas, beliches e berços destinados ao mercado brasileiro. Em 1999, a empresa começou a exportar. Até hoje, aproximadamente 50% da produção continua a ser enviada para fora do país. Os principais produtos comercializados hoje são cavacos, toras e móveis para dormitórios. “Agora, estamos buscando reduzir custos administrativos e investindo em novos meios de divulgação pela internet, e-commerce e em novos produtos”, comentou Bresolin Junior.

Questionado sobre a possibilidade de buscar novos mercados no exterior, Guido afirma que não viu grandes movimentações no setor de móveis e madeira com a desvalorização do Real. “Ainda estamos com baixa capacidade competitiva lá fora. Essa desvalorização da moeda ainda é pequena para o nosso setor”, avaliou.

Inscrições para o Prêmio IEL de Estágio estão abertas até 5 de julhoSindicatos discutem Logística Reversa do setor madeireiro