SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Madezan investe em maquinário para ganhar mercado

Empresa está há 50 anos no mercado, atuando no Paraná e no Rio Grande do Sul

clique para ampliarclique para ampliarInvestimento é uma das opções para vencer a crise (Foto: Jornal GGN)

Em tempos de crise, há uma série de medidas que podem ser tomadas pelas indústrias para continuarem competitivas e vivas no mercado. Além de reformas internas e revisão dos processos, uma das saídas é investir em maquinários mais modernos, visando uma maior produtividade e aumento na qualidade dos produtos acabados.

Essa é a estratégia que está sendo adotada pela Madezan Madeireira Zancanaro, que está há 50 anos no mercado de madeira serrada, beneficiamento e venda de toras em Cascavel.

O proprietário da empresa é Plínio Luiz Giacomini. A indústria, que funciona no bairro Pacaembu, revende seus produtos no Paraná e no Rio Grande do Sul, no atacado e no varejo. Totalmente sustentável, a empresa replanta todas as árvores que extrai pelo convencional sistema de reflorestamento.

De acordo com Giacomini, a crise econômica do país fez com que suas vendas diminuíssem consideravelmente. “Além disso, eu não consegui reajustar os preços depois da última convenção coletiva. A nossa margem caiu bastante, mas pelo menos até agora eu não demiti ninguém. Aqui na empresa nós temos uma política de valorizar quem trabalha, de dar oportunidade. Por isso, só está aqui quem quer e quem trabalha bem”, conta.

A indústria hoje atua com 50 funcionários. Plínio conta que os produtos que estão sendo o carro-chefe da empresa atualmente e que têm pago todas as contas são as toras de Araucária, madeira nobre de difícil acesso e com grande mercado consumidor.

Em tempos de crise, o empresário acredita que as indústrias têm que fazer o máximo de esforço para se manterem no mercado, girando a produção. Para ganhar mais espaço e se fortalecer perante a forte concorrência do setor, Giacomini está investindo em um novo maquinário. “Estamos adquirindo uma máquina mais nova, mais moderna. Ela vai nos ajudar e fará um produto muito melhor, muito mais bem acabado. Assim, esperamos abrir novas portas”, conclui.

Semana da Indústria vai homenagear empresários paranaensesConselhos regionais do Sesi e do Senai no Paraná têm novos integrantes