SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Associada ao Sindmadeira Oeste, Compace Dalex busca reinventar processos para continuar crescendo

Com os altos custos, novas formas de trabalhar são alternativas para indústria manter a competitividade

A crise econômica vivida no Brasil desde o ano passado mudou a rotina das empresas. A queda de vendas e o aumento de custos de produção têm feito os empresários "quebrarem a cabeça" em busca de uma solução.

A realidade não é diferente no setor mobiliário, e os associados do Sindmadeira Oeste têm procurado alternativas para continuar crescendo. Uma das empresas que busca pela reinvenção nos processos produtivos é a Compace Dalex, comandada por Luciano Vasconcelos.

A empresa, há 20 anos no mercado, atua na fabricação de móveis para banheiros em série. Localizada no bairro Parque São Paulo, em Cascavel, a indústria possui 38 funcionários e vende seus produtos para empresas de materiais de construção de três estados: Paraná, Mato Grosso e São Paulo.

Segundo Vasconcelos, a crise também chegou ao setor. "Principalmente nos grandes centros, as vendas caíram bastante. Em cidades menores e em regiões mais privilegiadas, como aqui no oeste, não houve tanta queda", conta. Para compensar a baixa nas vendas, a empresa tem buscado criar novos modelos de produtos e algumas opções mais baratas.

Os custos de produção também subiram bastante. Só a energia elétrica subiu mais de 100% desde o ano passado, sem contar com os insumos, que em alguns casos encareceram 30%. "E nós não conseguimos passar isso no nosso produto. Conseguimos repassar no máximo 5%. O que nós vamos ter que fazer é reinventar os processos para diminuir custos, manter a nossa margem e continuar crescendo", salienta Vasconcelos.

Sobre o quadro de funcionários, ele conta que não precisou dispensar nenhum e nem pretende fazer isto. "Nossa mão de obra é especializada e nós temos a intenção de manter todos os funcionários. O que nós vamos buscar é melhorar, nos manter no mercado e buscar novos mercados", comenta.

Exportação

Outra opção analisada pela Compace Dalex é a exportação. A empresa já fez algumas exportações pontuais, mas agora pretende intensificar os esforços neste setor. "Com o dólar favorável, vamos agora buscar exportar nossos produtos", afirmou Luciano.

No mês de março será inaugurada a nova Casa da Indústria de Cascavel"Corrupção prejudica ambiente de negócios e afeta diretamente as empresas"