SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Empresários encontram dificuldades para se adaptar à Norma Regulamentadora 12

Entidades, incluindo o Sindmadeira Oeste, se uniram para tentar prorrogar o prazo para atender aos requisitos

A NR (Norma Regulamentadora) 12 define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos. O Sindmadeira Oeste está à disposição dos associados para ajudar na busca de soluções para cumprir as novas regras.

A NR-12, de acordo com o presidente do Sindimadeira Oeste, João Alberto Soares de Andrade, "está fora da capacidade de boa parte das empresas do Paraná de se adaptarem para cumprir a legislação". Segundo ele, a Fiep e outras entidades representativas dos empresários buscam alternativas para solucionar essa situação. Mesmo assim, ele colocou o sindicato à disposição para ajudar.

A Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) é outra entidade que está trabalhando junto com a CNTT (Comissão Nacional Temática Tripartite) na revisão técnica da NR-12. O objetivo é melhorar o entendimento do conteúdo. Além de negociar para um aumento do prazo de implementação, melhorando as condições dos fabricantes em atender aos requisitos. Além deles, as próprias entidades que representam os empresários tentam a prorrogar o prazo para poder atender as mudanças.

Sindmadeira Oeste retorna às atividadesRAIS deve ser entregue até 18 de março