SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Sindmadeira Oeste se reúne com representantes de outros sindicatos do setor

Encontro foi realizado em Curitiba para debater ações que visam melhorar a indústria do segmento

clique para ampliarclique para ampliarLíderes sindicais da indústria da madeira se reúnem para debater novas ideias e trocar experiências (Foto: Agência Fiep)

O Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Madeira reuniu representantes do setor madeireiro de 16 sindicatos para debater ações que visam aumentar a competitividade da indústria. O encontro aconteceu em Curitiba, no dia 29 de junho, e contou com a presença de João Alberto de Andrade, presidente do Sindmadeira Oeste, que está sempre em busca de novas opções de melhorias para os associados da entidade. 

Dentre os assuntos tratados está a Norma Regulamentadora 12 (NR-12), que prevê medidas de proteção em equipamentos, estabelecendo requisitos para a prevenção de acidentes. O tema foi debatido voltado especificamente para os setores madeireiro e moveleiro. Além disto, os avanços das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a Contribuição Assistencial Compulsória também estiveram em pauta. 

Para o presidente do Sindmadeira Oeste, este intercâmbio industrial é uma oportunidade de compartilhar experiências e ter uma visão geral sobre a situação nacional do setor. "É muito importante conhecer as dificuldades e discutir os interesses de forma conjunta, chegando a um alinhamento setorial com a definição de metas e objetivos que podem ser trabalhados em conjunto para fortalecer cada vez mais o segmento", afirma Andrade. 

Ainda de acordo com o presidente, o compartilhamento de casos bem sucedidos é de fundamental importância, pois as experiências boas podem ser aproveitadas por outros sindicatos. "Ter acesso a algo que deu certo em outros locais é ótimo, pois podemos analisar e adaptar algumas ações para a nossa realidade", ressalta. 

Os encontros do projeto Intercâmbio de Lideranças Setoriais são realizados periodicamente em diferentes estados. O setor é escolhido de acordo com as melhores práticas realizadas pelos sindicatos. De acordo com o estudo desenvolvido pelo departamento Econômico da Fiep, o segmento madeireiro, no Paraná, teve o segundo melhor desempenho no primeiro quadrimestre de 2015 em comparação a igual período de 2014. O crescimento registrado foi de 9,9%.

Programa de Proteção ao Emprego pode trazer alternativas para indústrias em dificuldadesAplicação de tecido em móveis é opção de investimento