SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Informalidade é tema de discussão em reunião da Abimóvel

Estudo apresenta dados sobre o aumento do número da informalidade no setor moveleiro

clique para ampliarclique para ampliarInformalidade preocupa indústria moveleira e é tema de reunião da Abimóvel (Foto: Agência Fiep)

O alto índice de informalidade no setor moveleiro tem preocupado a indústria. Este foi um dos assuntos tratados durante a primeira reunião de 2015 da Associação Brasileira da Indústria do Imobiliário (Abimóvel), realizada em Curitiba. No encontro foi apresentado um estudo, ainda em andamento, que apresenta o crescente número da informalidade no segmento.

De acordo com Daniel Lutz, presidente da Abimóvel, a situação é preocupante. "Temos em mãos um material muito rico, que merece uma avaliação mais profunda. Precisamos pensar no que pode ser feito a respeito, sem que ninguém saia prejudicado. Não queremos a exclusão, mas a profissionalização de todos, para que o setor ganhe mais força", explica.

Além da informalidade, outros importantes temas foram tratados, como o projeto Brazilian Furniture, que foi criado em 1998 em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo do programa é capacitar empresas brasileiras para a inserção no mercado internacional.

Em 2014, 48 empresas participaram do projeto, entre elas representantes dos segmentos de móveis para cozinha, salas, dormitórios, estofados, alta-decoração e escritórios. Os países-alvo trabalhados foram: Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, México, Panamá e Peru.

Com informações da Agência Fiep

Vacina da gripe reduz número de faltas ao trabalhoPrograma de acompanhamento é oferecido à indústria moveleira associada