SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Unidade móvel do Cuide-se + ficou à disposição de indústrias associadas ao Sindmadeira Oeste e outros sindicatos

Aproximadamente 160 trabalhadores se beneficiaram com a ação, realizando exames de prevenção contra o câncer

clique para ampliarclique para ampliarAproximadamente 160 trabalhadores foram atendidos pela unidade móve do Cuide-se + em Cascavel (Foto: Divulgação)

O bom desempenho e qualidade da indústria estão relacionados, entre outros aspectos, à saúde e bem estar dos colaboradores. Diante deste fato, o programa Cuide-se + torna-se um aliado do industrial, que o utiliza como ferramenta de prevenção para cuidar da saúde do seu funcionário. Pensando nisso, o Sindmadeira Oeste, juntamente com a Fiep e outros sindicatos, realizou uma parceria com o Senai para disponibilizar aos associados a unidade móvel do programa.

Entre os dias 09 e 13 de fevereiro, a carreta do Cuide-se + esteve no Núcleo Industrial do Bairro Guarujá em Cascavel para a realização de exames de prevenção contra quatro tipos de câncer - mamografia, papanicolau, PSA (Próstata) e análise de pele. A ação beneficiou cerca de 160 trabalhadores de indústrias de diferentes segmentos da região oeste.

Um destes trabalhadores é a auxiliar de estofaria Silvana Maria Pereira, que reconhece a importância da iniciativa da empresa. "Para a nossa saúde, é muito importante. Às vezes, não nos preocupamos tanto ou não temos tempo para procurar um posto de saúde porque o atendimento é demorado, então deixamos passar. Mas já que a indústria oferece a oportunidade, temos que aproveitar", completa.

De acordo com Fernanda Grzeca, enfermeira da unidade, além dos exames, os trabalhadores recebem orientações de prevenção. "Passamos todas as informações possíveis, principalmente, relacionadas à pele, ao uso de protetor solar, horário de exposição ao sol e outras formas mais simples de prevenção, por exemplo, com o uso de um chapéu ou uma roupa de manga longa".

Estas orientações devem ajudar a mudar a rotina da costureira Adeli Gomes da Silva, que trabalha em uma das indústrias associadas ao Sindmadeira Oeste. "Elas [as enfermeiras] nos deram ótimas ideias para cuidar da saúde e ficou muito mais fácil prevenir", afirma a trabalhadora.

A enfermeira alerta que é necessário compreender a importância da prevenção, pois um diagnóstico precoce aumenta em 95% a chance de cura do câncer. "Você precisa prevenir para não precisar remediar mais tarde. Se precisar remediar, que seja no início. Nós já tivemos vários casos que foram diagnosticados aqui na unidade, e isso é uma recompensa muito grande para nós também. Diagnosticar um câncer bem no início para que dê tempo de realizar o tratamento", finaliza.

Show Rural

A unidade móvel do programa Cuide-se + também passou pelo Show Rural Coopavel 2015. Os visitantes da feira puderam realizar os exames e receber orientações sobre a prevenção. A ação foi realizada entre os dias 02 e 06 de fevereiro.

Curso de Auxiliar de Marcenaria está com inscrições abertasRescindir por justa causa o contrato de trabalho é permitido apenas em situações específicas, alerta advogado da Fiep