SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Escola da Madeira é opção para ajudar indústrias no cumprimento da Lei da Aprendizagem

Empresas de médio e grande portes contam com o apoio do Sindmadeira Oeste para isto

A exigência da contratação de jovens em empresas de médio e grande porte está descrita na Lei da Aprendizagem (10.097/2000). A determinação é para que a indústria contrate um número entre 5% (mínimo) e 15% (máximo) do quadro total de funcionários. Esta contratação deve acontecer em funções que exijam formação profissional. A legislação se torna uma boa opção para os jovens que buscam pelo primeiro emprego e também para a indústria, que pode aproveitar uma mão de obra que passa por qualificação.

De acordo com Adriano Rodrigues Pinto, orientador pedagógico do Senai de Cascavel, para cada setor existe uma determinação diferente para a contratação de aprendizes. Nos segmentos madeireiro e moveleiro, dependendo da função, é possível iniciar o processo com 17 anos. A idade limite para a contratação de um jovem como aprendiz é 24 anos, conforme a legislação.

Os associados ao Sindmadeira Oeste podem contar com a Escola da Madeira de Cascavel para ofertar a estes aprendizes os cursos de qualificação para este tipo de formação, também como parte do cumprimento da lei. A capacitação é realizada em um espaço próprio, amplo e com todos os equipamentos e ferramentas necessários para formar bons profissionais. A Escola da Madeira de Cascavel é um projeto do Senai e conta com o apoio do sindicato.

Segundo Cleomar Herther, professor e coordenador da escola, os cursos são totalmente gratuitos e os alunos ainda levam para casa os móveis fabricados e os demais trabalhos feitos durante as aulas. “Os jovens que fazem os cursos ficam muito mais seguros para realizar os trabalhos. Eles podem exercer com muito mais propriedade cada função, pois aprendem tudo a respeito da atividade que estão desenvolvendo ou que ainda vão desenvolver. Existe uma ferramenta para cada situação e eles aprendem a função de cada uma delas”, explica.

Escola da Madeira

A escola fica em um ginásio de esportes no bairro Morumbi. O espaço foi adequado e recebeu todo o equipamento e estrutura para as aulas. As indústrias interessadas podem entrar em contato com o sindicato ou com o próprio Senai para mais informações sobre estes e outros cursos.

Dicas fundamentais para valorizar sua marca nas redes sociaisOrientações para a contratação de mão de obra estrangeira