SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Pesquisa aponta crescimento para setores de madeira e móveis em 2014

Ramo hoteleiro será impulsionado pelo grande número de turistas. Com isso, novos investimentos já começaram a ser feitos para melhor receber quem procura por hotéis e pousadas.

clique para ampliar>clique para ampliarSetores de madeira e móveis devem ter aumento nas vendas neste ano (Foto: Internet)

Grandes eventos sediados pelo Brasil são sinônimo de oportunidade de crescimento para diversos setores da indústria. Neste ano, a Copa do Mundo promete aumentar o lucro de vários segmentos industriais.

Em pesquisa divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Caderno de Conhecimento, dados apontam que as empresas de madeira e móveis fazem parte do grupo de beneficiados neste período.

Isso, em parte, porque o ramo hoteleiro será impulsionado pelo grande número de turistas. Com isso, novos investimentos já começaram a ser feitos para melhor receber quem procura por hotéis e pousadas.

O objetivo do BNDES ProCopa – Programa do Banco Nacional do Desenvolvimento de Turismo para a Copa do Mundo da Fifa 2014 – é financiar construções e reformas para modernizar e aumentar os hotéis para que possam comportar números maiores de hóspedes. O recurso para esses empreendimentos já passou de R$ 1 bilhão para R$ 2 bilhões.

Investimento que gera ganho para grandes e pequenas empresas de madeira e móveis de todo o país. Já que novos espaços estão sendo construídos e precisarão ser preenchidos com móveis de qualidade.

Na publicação do Sebrae, há dicas de como as pequenas empresas podem lucrar com o empreendimento. Uma delas é ser contratado por hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. A outra é trabalhar como fornecedor ou prestador de serviços para indústrias maiores do setor.

Edgar Behne, empresário do setor percebeu um aumento nas vendas ainda em 2013. “Tivemos um reflexo já no final do ano passado. Foram construídos muitos hotéis, então foi necessário mobiliar esses hotéis, nós fizemos alguns para o Rio de Janeiro. Então já tivemos reflexo no ano passado, a maioria dos empreendimentos já estão prontos, mas com certeza vamos continuar sentindo esse reflexo nesse primeiro trimestre em função da Copa do Mundo”, conta o empresário.

Porém, ele acredita que durante a Copa as vendas tenham uma pequena queda, mas devem voltar a crescer com as eleições que estão por vir. “Se por um lado a Copa do Mundo pode segurar um pouco as vendas, principalmente, nos meses de junho e julho, por outro, com a eleição, vai existir mais incentivo para construções de casa própria e isso com certeza movimenta o setor moveleiro. Também com o programa Minha Casa Minha Vida serão liberados mais recursos para construções, então deve melhorar ainda mais”, completa.

Campagnolo: "A indústria precisa ser inovadora"Em 19 de março é comemorado o dia do Marceneiro