SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Construções com madeira de floresta plantada podem acelerar programas habitacionais

Assunto será debatido durante o Simpósio Madeira & Construção, em dezembro, em Curitiba

Cálculos da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) indicam que há madeira mais do que suficiente para atender as demandas da construção civil, incluindo componentes estruturais. O consumo de madeira por casa construída dos programas habitacionais chega a cinco metros cúbicos. Com uma projeção de 500 mil residências dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, o volume alcança 2,5 milhões de metros cúbicos de madeira. “O setor pode atender essa demanda urgente da habitação, mas é preciso incentivo por parte do poder público para que se use essa, que é a matéria-prima mais sustentável de todas, na construção”, afirma o presidente da Associação, Gilson Geronasso. O Estado do Paraná possui 850 mil hectares plantados com pinus.

A produção florestal no Paraná possui um rendimento por hectare de 30 metros cúbicos por ano. Ao final de um ciclo de 15 anos, são 450 metros cúbicos por hectare. O volume total de madeira chega a 382,5 milhões de metros cúbicos, sendo que 191,2 milhões de metros cúbicos podem ser destinados para serraria. Deste volume na serraria, 95,6 milhões de metros cúbicos teriam potencial para serem transformados em construções.

Para João Mancini, um dos sócios da Valor Florestal - empresa que faz a gestão de ativos florestais -, as empresas do setor de floresta plantada já estão se adaptando à demanda crescente por madeira na construção civil. A procura deve aumentar ainda mais se for confirmada a aplicação em larga escala de sistemas como o woodframe na construção de casas populares, que reduz o tempo de execução de obra, diminui o desperdício de materiais e ainda permite melhor eficiência termo acústica. “Antes, quem procurava a madeira reclamava sobre a qualidade do corte e da secagem, por exemplo. A madeira não tinha as características mínimas necessárias para este tipo de aplicação. Hoje, as empresas olham a construção civil como uma oportunidade de negócio. A qualidade aumentou e o setor vai se preparando para isso”, afirmou Mancini, que é um dos palestrantes do Simpósio Madeira & Construção, evento integrante da programação da EXPO Madeira & Construção, que será realizado de 2 a 4 de dezembro deste ano, no Centro de Exposições Horácio Coimbra, no Cietep, em Curitiba (PR). Ele vai falar sobre a oferta de produtos florestais.

Mancini ressalta que as empresas paranaenses têm condições plenas de atender as futuras demandas por madeira, inclusive apostando em produtos com maior valor agregado. Ainda há predominância do uso da madeira plantada na construção civil como produtos de baixo valor agregado.

Todo o ciclo do uso da madeira de floresta plantada na construção civil brasileira será abordado durante o Simpósio Madeira & Construção, que vai contar com palestras e painéis sobre a madeira como componentes estruturais e construtivos; e sistemas de construção que utilizam essencialmente - ou em maior parte - perfis leves e painéis de madeira, como é o caso do woodframe. Serão discutidas também novas tecnologias para a construção com madeira.

Como parte da programação, uma feira irá apresentar mostra de soluções em componentes, modelos e sistemas construtivos que empregam a madeira de floresta plantada de forma estrutural e decorativa. Será possível visualizar as vantagens e os benefícios do uso de produtos industrializados de madeira na construção.

O evento é uma promoção da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Apoiam a realização da feira: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Paraná, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Senai, Sinduscon PR, Companhia de Habitação do Paraná (Coahapar), Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira (Ibramem) e Embrapa Florestas.

Serviço:
Expo Madeira&Construção
Data: de 2 a 4 de dezembro de 2013
Local: Centro de Exposições Horário Coimbra, Campus da Indústria – Curitiba (PR)
Promoção: APRE, UFPR e FIEP
Mais informações: 41 3233.7856 - contato@expomadeira.com.br - www.expomadeira.com.br

Direção do Sindmadeira se reúne para discutir açõesSindmadeira Oeste assina acordo para Logística Reversa