SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Sindmadeira participa de Semana da Indústria no Oeste

Formação de profissionais para uma indústria em constante crescimento foi o principal pedido dos empresários locais durante o evento

clique para ampliar clique para ampliarRepresentantes participaram da inauguração da Indústria do Conhecimento (Foto: Divulgação)

Representantes do setor moveleiro e da diretoria do Sindmadeira Oeste estiveram presentes na edição de Toledo da Semana da Indústria, no dia 22 de maio. A necessidade de ampliar a capacitação de mão de obra no Oeste do Paraná para acompanhar a forte expansão da indústria da região, foi o principal tema abordado pelos empresários locais.

Nos próximos anos, o Senai, instituição integrante do Sistema Fiep, vai investir no município cerca de R$ 12 milhões para aumentar sua capacidade de atendimento às empresas. Além da solenidade festiva, a programação em Toledo teve, ainda, visitas às indústrias BRF e Prati-Donaduzzi, e a inauguração de uma unidade da Indústria do Conhecimento do Sesi, em parceria com a Fiasul Indústria de Fios Ltda.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, afirmou que um dos principais objetivos da Semana da Indústria, em que uma comitiva com os gestores do Sistema Fiep percorre todas as regiões do Paraná, é justamente conhecer a realidade e as necessidades do setor no Interior. “Precisamos ter esse contato direto, para que as indústrias de todo o Estado possam falar conosco e possamos atendê-las da melhor maneira possível”, disse. “Aqui em Toledo ficou clara a questão da capacitação. O Sistema Fiep, através do Sesi e do Senai, faz o possível nesta questão, mas sabemos que é preciso mais”, acrescentou Campagnolo.

Durante a solenidade em Toledo, os discursos de três importantes lideranças empresariais do município – Pedrinho Furlan, Luiz Donaduzzi e Augusto José Sperotto – apresentaram um panorama do setor industrial da região e as principais dificuldades encontradas pelas empresas. Entre outros pontos, o fator apontado como primordial para que a indústria local continue crescendo foi a capacitação de mão de obra.

Da solenidade em comemoração pela Semana da Indústria em Toledo, participaram também outras lideranças empresariais e políticas da região Oeste. Entre eles os integrantes da diretoria da Fiep Edson Luiz Schmitz, Edson José de Vasconcelos e João Alberto Soares de Andrade, presidente do Sindmadeira Oeste; e os coordenadores regionais da Fiep em Toledo, Lieser Augusto Belensier, em Cascavel, Gilberto Bordin, e em Marechal Cândido Rondon, Marlise Sulzbach Ricardi. Também estiveram presentes presidentes de cinco sindicatos industriais da região. Já a classe política foi representada pelo deputado estadual Elio Rusch e pelo prefeito de Toledo, Beto Lunitti, entre outras autoridades de municípios vizinhos.

Sindmadeira inicia negociação coletivaSindmadeira negocia CCT