SINDMADEIRA

Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Oeste do Estado do Paraná

Sindmadeira encerra 2012 com participação no Enai

Presidente Dilma fez balanço de medidas de estímulo à indústria e anunciou ampliação do Pronatec durante abertura do evento

clique para ampliar clique para ampliarPresidente da Fiep, Edson Campagnolo, e presidente do Sindmadeira Oeste, João Alberto Soares, marcaram presença no Enai (Foto: Divulgação)

Debates e articulações promovidos entre lideranças do setor industrial brasileiro e representantes do poder público durante o 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai) reforçaram a necessidade de aumento da competitividade da indústria nacional para garantir ao País um crescimento econômico sustentado no futuro. A Fiep participou do evento com uma delegação com mais de 50 representantes de vários setores industriais paranaenses, da qual fez parte o presidente do Sindmadeira Oeste, João Alberto Soares de Andrade.

O Enai foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro, em Brasília, e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e vários ministros. Durante a abertura, Dilma reafirmou o compromisso de seu governo com o aumento da competitividade do setor industrial brasileiro e apresentou um balanço das medidas implantadas para estimular o segmento. A presidente, junto ao ministro da Educação, Aloísio Mercadante, também anunciou a ampliação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que agora aceita também pessoas que já tenham concluído o ensino médio.

Para Andrade, que também é diretor da Fiep e integrante do Conselho Regional do Senai no Paraná, esse novo viés do Pronatec vai ampliar significativamente a demanda pelo programa. “Em nossas empresas temos muitos trabalhadores que já concluíram o segundo grau, mas que não podiam ser enquadrados no Pronatec para receber a capacitação técnica adequada”, explicou. “O único caminho para o desenvolvimento do País é a educação e, pela primeira vez, vejo a presidência da República buscando uma maior proximidade com o setor produtivo para colocar essa questão como prioridade”, completou.

Segundo o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, a ampliação do público atendido pelo Pronatec deve significar um salto expressivo no número de matrículas no programa no Estado. A meta é que sejam realizadas 55 mil matrículas no Paraná em 2013, mais do que o dobro das 27 mil previstas para 2012.

Confira a programação de 2013 da Escola IndustrialConfira a programação de 2013 da Escola Industrial