SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Sindicato participa de videoconferência sobre Logística Reversa

Empresários precisam pensar nos benefícios do processo, diz consultor

clique para ampliarclique para ampliarSenai está elaborando projeto de LR no setor (Foto: Senac)

A diretoria do Sindiwest/Oeste-PR participou de uma videoconferência com consultores ambientais do Senai para discutir a Logística Reversa do setor têxtil e do vestuário. O encontro ocorreu no fim de janeiro.

De acordo com o consultor ambiental Elcio Herbst, neste momento, o plano de Logística Reversa ainda não é obrigatório, porém, é muito importante trabalhar já nisto, pois todo o processo acaba sendo delineado com maior planejamento, segurança e com estratégicas que causem o menor impacto possível. Os sindicatos do segmento e a Fiep já vêm discutindo a elaboração do Plano de Logística Reversa e a implantação de suas ações.

“Outro fator relevante atrelado ao plano diz respeito às oportunidades de pesquisa para aproveitamento dos resíduos, podendo inferir na redução de custos para as empresas e uma melhor performance sócio ambiental”, afirmou.

Durante a reunião do setor, comentou-se sobre a importância na continuidade da elaboração do Plano de Logística Reversa e se possível ainda, antecipar a entrega do mesmo. “Apesar do setor têxtil e vestuário não ter sido contemplado nos editais de chamamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, estão surgindo oportunidades de pesquisa para os resíduos têxteis com apoio e interesse da Secretaria em parceria com universidades. Uma grande chance para o setor agregar valor aos seus resíduos, tanto pré-consumo como pós-consumo”, informou.

Segundo Elcio, apesar dos esforços e do incentivo, a devolutiva das empresas participantes ainda tem sido muito baixa, no tocante aos questionários e planilhas, os quais tem objetivo de coletar dados e subsídios para o levantamento do cenário do setor. “Até então não chegou a 10% do total de associados que os sindicatos possuem. Esta amostragem deve representar o mais próximo possível da realidade, ou seja, do que de fato o setor gera em relação aos resíduos e produtos pós consumo. A partir destes dados (volumes quantitativos de resíduos), é que serão estabelecidas metas para recolhimento, bem como ações mais práticas que visem a implementação efetiva da logística reversa”, disse.

Para incentivar o projeto, está mais um evento junto ao Sinveste, em Cianorte, em busca do engajamento das empresas.

Efeitos

Segundo Elcio, alguns setores ainda estão em processo de implementação do Plano de Logística Reversa, devendo repercutir em ações mais práticas nos próximos meses. “Só a partir de então, será possível vislumbrar os resultados da logística reversa”, comentou.

Sindicato escolhe nova diretoria no dia 27 de marçoComitê Líderes da Indústria passa por Cascavel