SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Fiep inaugura Casa da Indústria de Cascavel

Espaço é a nova sede da federação na região, oferecendo estrutura para atendimento dos industriais e dos sindicatos do oeste paranaense

clique para ampliarclique para ampliarInauguração contou com a presença de diversas autoridades (Foto: Agência Fiep/ Vanderlei Faria)

A Fiep realizou no dia 15 de julho a cerimônia de inauguração da Casa da Indústria de Cascavel, local que abriga três sindicatos da região: Sindiwest-Oeste/PR, Sindmadeira Oeste e o Sindap. Além disto, o espaço abriga a estrutura da Fiep na cidade e oferta a possibilidade para o aumento do associativismo, servindo de ponto de encontro dos industriais de todo o oeste paranaense.

O município já contava com uma Casa da Indústria desde 2012, mas o espaço foi completamente remodelado, seguindo o mesmo padrão de outras unidades instaladas mais recentemente no Paraná. Atualmente, além de Cascavel, existem estruturas similares em Francisco Beltrão, Apucarana, Guarapuava, Londrina, Rio Negro e Ponta Grossa.

A Casa da Indústria tem o conceito do coworking, com espaço e recursos compartilhados, reduzindo os custos para as instituições sindicais. Além dos escritórios de cada sindicato, a Casa da Indústria de Cascavel conta com auditório e salas para treinamento e reuniões. A unidade está localizada na Rua Vicente Machado, 619, no centro da cidade.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, ressaltou a importância da interiorização da federação. Com as Casas, o industrial tem acesso a serviços e informações na sua região. “Sentimos no passado que os sindicatos e os empresários das regiões mais distantes estavam desconectados. Eles diziam que estavam ‘abandonados’. Agora, não só porque o presidente está fazendo a inauguração, mas temos toda uma estrutura disponível para atendê-los aqui. Encurtamos as distâncias e estamos cada vez mais presentes. A interiorização é uma das principais marcas da nossa gestão”, destacou.

De acordo com a gerente de Relações Sindicais da Fiep, Maria Aparecida Lopes, a Fiep tem trabalhado para fortalecer os sindicatos. “Este espaço também servirá para atender os sindicatos de toda a região, pois aqui passa a ser o endereço da Fiep no Oeste”, afirmou. A Casa da Indústria permitirá aos sindicatos da região a otimização de recursos físicos e financeiros. Haverá também a facilitação para as ações das entidades.

Reinaldo Tockus, superintendente da Fiep, comentou que a representatividade no interior iniciaum novo ciclo da federação. “Esta sinergia entre profissionais de várias áreas certamente fortalecerá a atividade industrial como um todo. Com a Casa, vão crescer em número de associados e a efetividade das ações junto às suas empresas”, avaliou.

Sindicatos

clique para ampliarclique para ampliarEugênio comemorou inauguração do espaço (Foto: Agência Fiep/ Vanderlei Faria)

O presidente do Sindiwest/Oeste-PR, Eugênio Rossato, disse que a inauguração da Casa da Indústria de Cascavel demonstra a força do setor produtivo no Oeste. “Juntos, nós ficamos mais fortes. As ações são mais bem planejadas e nossa representatividade cresce. Além disso, também economizamos. A receita dos sindicatos não é grande e dividindo o espaço conseguimos aproveitar melhor os recursos”, salientou.

Já o presidente do Sindap, Gilberto Bordin, acredita que a Casa da Indústria contribuirá para o desenvolvimento do associativismo da região oeste. “Poderemos trazer cursos, fazer rodadas de negociações e nos reunirmos em um espaço amplo, confortável e com pessoas preparadas para atender os empresários”, contou.

Ele também aproveitou a oportunidade para fazer um convite aos empresários para que se associem aos sindicatos. “Não adianta termos uma diretoria dedicada e que trabalha muito se não tivermos apoio do empresário. Por isso, queremos que eles se associem, participem e façam uso deste espaço”, completou.

O presidente do Sindmadeira Oeste, João Alberto Soares de Andrade, lembrou que a ideia das Casas da Indústria surgiu na primeira gestão do Campagnolo e agradeceu à Cida Lopes, que abraçou a iniciativa e ajudou a disseminar o projeto por todo o Paraná. “Essa Casa é um espaço para todos. Ela se integra com outras entidades, como o Sebrae, associações comerciais entre outras. Aqui não é um espaço de Cascavel, mas sim da região Oeste. Agradeço ao Campagnolo pelo apoio, confiança e por nos ajudar a realizar esse sonho. Agora, nós queremos transformar essa Casa em um case de sucesso para levar à CNI (Confederação Nacional da Indústria)”, declarou.

Redes sociais são importantes ambientes de negócios para as empresasMinistro Gilmar Mendes participa do lançamento do Vote Bem