SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Oficina sobre técnicas de negociação é promovida em Cascavel

Capacitação foi ministrada por Edno Martins, consultor da CNI que possui mais de 30 anos de experiência na área

clique para ampliarclique para ampliarNegociação coletiva foi principal assunto (Foto: Reprodução)

Associados ao Sindiwest/Oeste-PR e de outros sindicatos tiveram acesso, no dia 31 de maio, à oficina "Praticando a Negociação Coletivas Sindicais", promovido pelo PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo) da Fiep. O encontro proporcionou aos presentes conhecer todas as etapas de uma negociação coletiva e como realizá-las, contando com uma dinâmica entre os participantes.

De acordo com a assessora do PDA, Nataly Aires, o objetivo da iniciativa foi aprimorar a capacidade de negociação dos dirigentes de sindicatos empresariais da indústria, por meio da simulação de rodadas de negociação e da disseminação de informações sobre as ferramentas desenvolvidas pelas federações e pela Confederação Nacional da Indústria para apoiá-los nesse processo.

Os assuntos tratados foram: nova dimensão das relações sindicais; o negociador: perfil, papel, capacitação e postura; condições estruturais para a negociação coletiva; fatores ambientais da negociação coletiva; valorização da negociação coletiva entre outros. O responsável pelo treinamento foi o consultor da CNI Edno Martins, que possui mais de 30 anos de experiência na área.

Edvaldo Geraldo, proprietário da Rio Sol Camisaria, participou da oficina. Segundo ele, foi uma boa oportunidade para mostrar uma negociação real na prática. “Foi bom também porque aprendemos a enxergar os dois lados. A tendência é que sempre enxergamos o nosso, mas é fundamental que saibamos olhar os dois”, disse.

Moda & Tricot apresenta tendências para outono/inverno 2017Encontro reúne sindicatos dos setores têxtil, do vestuário e couro para debater negociação salarial