SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Debate de novas ideias para impulsionar o desenvolvimento das indústrias do vestuário

Encontro reuniu representantes de sindicatos do setor, prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios do Paraná, além de representantes da Fiep, Sesi e Senai

clique para ampliarclique para ampliarAutoridades e representantes de sindicatos do vestuário dialogaram sobre novas ideias para impulsionar o desenvolvimento das indústrias (Foto: Agência Fiep)

Na busca por novas ideias para impulsionar o desenvolvimento da indústria, o SINDIWEST OESTE, juntamente com outros sindicatos do setor que integram o Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil da Fiep, se reuniu com prefeitos de municípios que se destacam como os principais polos do segmento no Paraná. O encontro foi realizado no dia 05 de maio na Fiep, em Curitiba. O objetivo foi dialogar sobre a implantação de iniciativas, por parte dos setores público e privado, que foquem no desenvolvimento do setor e das cidades.

Atualmente, a indústria do vestuário é a segunda que mais gera emprego no estado, com 100 mil postos de trabalho e 6,4 mil empresas. São aproximadamente 46 mil trabalhadores empregados por empresas espalhadas por 29 municípios. Estes números, de acordo com o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, mostram a importância do segmento para a economia destas cidades. “Precisamos de políticas públicas que possam dar segurança aos industriais que geram empregos e renda”, afirmou.

Para o presidente, é necessário encontrar ainda soluções para a guerra fiscal, que tem feito com que muitos empresários transfiram suas plantas industriais de forma a comprometer e prejudicar o crescimento econômico da região. “Temos a preocupação de tornar nosso ambiente de negócios mais favorável e competitivo. Defendemos uma política pública com justiça fiscal, para que outros atrativos segurem as empresas em seus locais”, completou.

Para contribuir com as discussões, participaram do encontro prefeitos, vice-prefeitos ou secretários de onze municípios. São eles: Ampére, Apucarana, Cianorte, Flor da Serra do Sul, Guaporema, Londrina, Maringá, Munhoz de Melo, Nova Olímpia, Piraquara e Terra Roxa. Gestores do Sesi e Senai também estiveram no evento e apresentaram aos participantes algumas ações realizadas pelas instituições voltadas para o segmento industrial. Além disso, um panorama do setor no estado por apresentado pelo Departamento Econômico da Fiep.

O prefeito de Terra Roxa, Ivan Reis da Silva, destacou que a troca de informações entre o poder público e empresários é importante para o desenvolvimento do setor. Em seu município, o segmento é organizado no Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda Bebê e, de acordo com ele, um dos principais desafios enfrentados na região está na busca por trabalhadores. “Hoje, Terra Roxa tem 1,7 mil habitantes. As indústrias cresceram e ocuparam praticamente toda a mão de obra do município. Tanto que as empresas buscam pessoal em cidades vizinhas e a produção do setor já atinge 12 municípios da região”, explica.

Com informações da Agência Fiep

Histórias de inovação inspiram empresários em Encontro das Micro e Pequenas Indústrias do PRSINDIWEST OESTE tem nova diretoria