SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Sindicatos investem em Planejamento Estratégico para crescimento e desenvolvimento

Definir metas e monitorar os resultados são ações que auxiliam o sindicato a alavancar e aprimorar atividades desenvolvidas

clique para ampliarclique para ampliarPlanejamento estratégico deve estar na pauta das entidades (Foto: Freeimages)

O planejamento estratégico tornou-se essencial para os sindicatos. Nele são estabelecidas tanto informações sobre as diretrizes gerais da entidade - como missão, visão e valores - quanto metas que devem ser seguidas em um período pré-determinado, resultando assim em planos de ação para a execução de medidas estratégicas. Essas metas podem significar, por exemplo, o aumento da representatividade da entidade, a eficácia na defesa dos interesses das indústrias do setor e o aumento de serviços a serem oferecidos para as indústrias. O planejamento define quais serão as prioridades para o período e o que será feito para alcançá-las.

Além disto, durante o planejamento estratégico, o sindicato tem a oportunidade de refletir sobre quais são seus potenciais e quais as ameaças para seu desenvolvimento. O principal objetivo é que os participantes da equipe de planejamento elaborem respostas consistentes a para questões fundamentais como: Onde estamos? Onde queremos chegar? E como faremos para chegar onde desejamos?

De acordo com o professor da Faculdade da Indústria/IEL, Denis Alcides Rezende, a grande importância do planejamento é o impacto gerado sobre a gestão das entidades. “O planejamento estratégico faz com que a gestão seja mais dinâmica e focada na inteligência de negócios industriais. É relevante para que a indústria potencialize sua competitividade frente aos seus concorrentes, inclusive os internacionais”, comentou.

A gerente da Central de Relações com Sindicatos e Coordenadorias Regionais da Fiep, Maria Aparecida Santos Lopes, também afirma que o planejamento estratégico deve fazer parte da rotina de qualquer instituição. “Todos precisam planejar, pois, não é possível atingir metas se você não sabe aonde deseja chegar. Acredito que o planejamento é a ferramenta essencial que permite monitorar os resultados e verificar como as ações estão sendo desenvolvidas, corrigindo eventuais erros ou necessidades antes que signifiquem um problema para a organização”, comentou.

Maria Aparecida ressaltou a importância do planejamento estratégico também para o desenvolvimento do sindicato. Para ela, é preciso que a entidade tenha definido sua missão, visão e seus objetivos a curto, médio e longo prazo, para que assim possa determinar as estratégias para atingi-los . Esse planejamento também deve estar em sintonia com a realidade atual. “O planejamento estratégico da instituição precisa estar alinhado a um cenário econômico e político. Necessita de revisão constante para que seus passos possam ser aplicados e o avanço medido”, comentou.

PDA é instrumento para fortalecimento dos sindicatos, indústrias e liderançasProjeto de lei sobre terceirização traz benefícios para empresas e trabalhadores, segundo Campagnolo