SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Expansão da moda masculina gera opção de investimento para a indústria

Pesquisa realizada pelo Sistema de Inteligência do Sebrae definiu o comportamento e as características deste público

Com o visível crescimento do interesse dos homens pelo universo da moda, um novo nicho de mercado surge e gera oportunidade de investimento para a indústria do vestuário. De acordo com relatório publicado em janeiro deste ano pelo Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae de Santa Catarina (SIS/Sebrae), homens entre 25 e 44 anos são os responsáveis por 42% do consumo dos artigos de moda no Brasil. Além disso, a moda masculina de luxo cresceu 14% em 2013, quase o dobro do resultado obtido pela moda feminina.

Os números mostram que a moda voltada para os homens tem apresentado grande potencial de expansão e lucratividade, principalmente para o Brasil, que é o maior mercado de vestuário da América do Sul. Diante deste cenário, o SIS realizou uma pesquisa para descobrir as características do comportamento dos homens com interesse no segmento. O objeto do material é ajudar a indústria a conhecer melhor este público.

De acordo com o relatório, estes homens são ágeis e práticos na escolha de uma peça e costumam comprar a cada três meses. Devido à facilidade, eles tendem a comprar através da internet mais do que as mulheres. Além disso, a funcionalidade de uma peça é um dos aspectos que mais chama a atenção do público masculino.

Para mostrar a importância deste consumidor, o relatório aponta como case de sucesso uma indústria de Nova Jersey (EUA) que desenvolveu manequins masculinos com um sistema de modelagem em 3D. O projeto cria roupas que se adequam ao tamanho de cada comprador, sem as restrições de tamanho já conhecidas P, M e G.

Voltado ao público brasileiro, curso de moda é realizado em ParisCursos voltados à indústria do vestuário são oferecidos pelo Senai em parceria com SINDIWEST OESTE