SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Metade dos acidentes nas indústrias está relacionada com máquinas e equipamentos

Cumprimento da NR-12 ajuda a reduzir os riscos. Para tratar do assunto, uma palestra foi realizada na Fiep de Cascavel. Representantes do SINDIWEST OESTE estiveram no encontro

clique para ampliarclique para ampliarA engenheira civil Bruna da Cunha Sachini apresentou importantes dados sobre a NR-12 durante a palestra em Cascavel (Foto: Divulgação)

Dados apontam que 50% dos acidentes de trabalho em indústrias estão relacionados com máquinas e equipamentos. O número é preocupante e se torna ainda mais quando se trata da gravidade dos ferimentos. Os incidentes com maquinários normalmente causam lesões consideradas médias e graves, podendo levar o trabalhador à morte.

Para evitar este mal e reduzir os riscos nas indústrias, a NR-12 (Normal Regulamentadora de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) foi criada e, recentemente, passou por alteração para tornar a rotina dos trabalhadores ainda mais segura. Em 2010, a norma passou de 8 para 90 páginas e isto, apesar de aumentar a qualidade e segurança no ambiente de trabalho, trouxe um problema para os industriais que precisaram iniciar um processo de readaptação das suas máquinas e equipamentos.

Esta mudança gerou e continua gerando uma série de dúvidas entre os empresários. Para tentar esclarecê-las, a Fiep iniciou um ciclo de palestras sobre Normas Regulamentadoras (NRs). O encontro, realizado no dia 19 de novembro na sede da federação em Cascavel, reuniu presidentes e outros representantes de sindicatos, profissionais de recursos humanos e técnicos em segurança no trabalho.

O SINDIWEST OESTE foi representado pela secretária-executiva Jane Rodrigues. Para ela, é extremamente necessário que os industriais se atentem a cada uma das exigências da NR-12. "É preciso adotar a todas as medidas de proteção descritas na norma para garantir a integridade física dos nossos trabalhadores", afirma.

Durante o encontro, a palestrante e engenheira civil Bruna da Cunha Sachini apresentou importantes números referentes aos acidentes de trabalho. De acordo com ela, a NR exige dos industriais, além dos equipamentos seguros, a capacitação dos funcionários. Cada setor industrial recebeu um prazo diferente para se adequar às mudanças, devido ao volume de máquinas e os modelos utilizados. Para alguns segmentos, o prazo terminou. Mas ainda há alguns que estão neste processo de transição.

Para estes setores, segundo Gilberto Bordin, integrante coordenadoria regional da Fiep em Cascavel, as palestras do ciclo são ainda mais importantes, pois os industriais da região têm sofrido com as adaptações.

NR-12

A Norma Regulamentadora 12, estabelecida pelo Ministério do Trabalho, exige cuidados específico para máquinas e equipamentos industriais para garantir que os trabalhadores exerçam suas atividades com segurança. Depois das alterações, o maquinário antigo precisou ser adaptado conforme as novas exigências. Já as máquinas fabricadas a partir de 2010 devem sair de fábrica de acordo com a norma.

Indústrias têm um ano para se adaptar às mudanças no controle de produção e estoqueAbit define Agenda de Prioridades para triênio 2015-2018