SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Moda bebê conta com apoio de Arranjo Produtivo Local para desenvolvimento das indústrias de Terra Roxa

Através da iniciativa, industriais do oeste tiveram bons resultados e se tornaram referência no estado

clique para ampliarclique para ampliarModa bebê conta com o apoio de um APL na busca por melhorias para o setor (Foto: Reprodução)

O oeste do Paraná vem ganhando ainda mais espaço na produção estadual de roupas para bebês, tanto em quantidade quanto em qualidade. Este nicho tem relevância para as indústrias de vestuário da região, que já possui destaque nesta área há alguns anos. O município de Terra Roxa é o maior produtor deste tipo vestuário e, por isto, a cidade com pouco mais de 17 mil habitantes já recebeu o título de capital da moda bebê.

Diante desta realidade, surgiu a necessidade de unir a indústria do setor. Depois de muito estudar sobre a região e suas principais características, um APL (Arranjo Produtivo Local) foi criado para representar o segmento. O APL Moda Bebê existe há cerca de oito anos e, neste período, vem realizando um trabalho que já gerou resultados positivos: aumentou a produtividade local e a qualidade dos produtos fabricados. Além disto, conseguiu com que a Caixa Econômica Federal abrisse uma agência no pequeno município, um pedido antigo dos comerciantes terra-roxenses.

Além disso, o APL têm parcerias com diversas entidades. "O Sebrae é um dos nossos principais parceiros, pois oferece vários cursos e faz projetos a longo prazo envolvendo a cidade. Um exemplo é a nossa Escola Técnica, que veio a partir de um pedido dos industriais e uma parceria que nós fizemos", comenta Adriana Pegoraro, secretária-executiva do APL.

A região já cresceu muito com as ações desenvolvidas pelo serviço e, para a executiva, deve crescer ainda mais. "Foi através do APL que as empresas se uniram, conquistaram e continuam conquistando espaço no mercado. Em breve, o APL e a região serão referência nacional", completa.

Atualmente, o APL representa 26 indústrias do setor, todas localizadas em Terra Roxa. Interessados em mais informações podem entrar em contato com o SINDIWEST ou acessar este site.

APL

O Arranjo Produtivo Local é formado quando um grupo de indústrias de um mesmo segmento se une em busca de novas estratégias que fortalecem o setor e colaboram para o crescimento e desenvolvimento da região. O APL trabalha para suprir de forma mais rápida e prática as necessidades da indústria.

Projeto visa aproximar executivos e aprimorar gestão dos sindicatosAproximação das bases sindicais gera bons resultados para diferentes setores industriais