SINDIWEST OESTE

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DO VESTUÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

Projeto visa aproximar executivos e aprimorar gestão dos sindicatos

Programa, desenvolvido pela Fiep, prevê encontros mensais com os profissionais que estão no dia a dia das entidades sindicais

clique para ampliarclique para ampliarExecutivos trocam experiência durante o primeiro encontro organizado pela coordenadoria da Fiep (Foto: Divulgação)

A troca de informações entre os sindicatos, inclusive de diferentes setores, proporciona o aperfeiçoamento da gestão das entidades. O que deu certo em um lugar pode servir de inspiração para outro. Para estimular esta conversa entre os sindicatos, a Fiep desenvolveu a ação “Consolidando a relação entre as bases sindicais do Oeste do Paraná”.

O projeto tem como principal objetivo fazer com os secretários-executivos das entidades se aproximem e contem suas experiências no dia a dia do sindicato. De acordo com Jenipher Silva, responsável pela coordenadoria da Fiep de Cascavel, esta é uma maneira de fazer com os sindicatos aprendam novas estratégias e encontrem formas de inovar em seus setores.

A apresentação do projeto voltado aos executivos foi feita em setembro, na sede da Fiep em Cascavel. Oito entidades de diferentes cidades da região fazem parte do programa, que terá encontros mensais. Neste primeiro contato foi definido que a cada encontro um sindicato diferente receberá os demais executivos em sua sede.

O primeiro a receber os demais sindicatos foi o Sinduscon Oeste, em reunião realizada no dia 22 de outubro. Na ocasião, um breve resumo da história do sindicato foi feito e, em seguida, foram debatidos alguns projetos e ações em andamento. Entre as iniciativas que chamaram a atenção foi o Encontro dos Profissionais de RH, iniciado pelo Sinduscon Oeste neste ano. Adriana Bayer, administradora do Sindicer Oeste, se interessou e afirmou que é um projeto a ser pensado para o sindicato do setor da cerâmica vermelha. “A melhor parte destes encontros é que sempre há algo ser aprendido”, disse.

Para o setor madeireiro e moveleiro, a reunião também foi proveitosa. De acordo com Wanusca Breitenbath,secretária-executiva do Sindmadeira Oeste, não importa o segmento industrial, pois as ideias que surgem de um bate-papo como este são de interesse geral. A secretária-executiva do SINDIWEST, Jane Rodrigues, compartilha da mesma opinião: “acho uma ação muito válida porque nos faz refletir e potencializa o associativismo”.

“Além de todas estas vantagens com a descoberta de novas ações, os encontros proporcionam a aproximação entre os executivos. Desta forma, podemos apoiar ajudar um ao outro”, completa a secretária-executiva do Sindap, Vanessa Pugsley.

O próximo encontro já está marcado. Será no dia 19 de novembro, no SINDIWEST.

Industriais paranaenses farão visita técnica ao Senai CETIQT, no Rio de JaneiroModa bebê conta com apoio de Arranjo Produtivo Local para desenvolvimento das indústrias de Terra Roxa