Avenida Cândido de Abreu, 200 - 8° andar
Centro Civico - CEP: 80530-902 - Curitiba/PR
(41) 3271-9764
O evento “O Caminho para o Futuro da Indústria Paranaense” foi realizado no dia 28 de setembro em Curitiba, com apoio do Sindivest Paraná e de outros sindicatos filiados à Fiep. O encontro fez parte do projeto-piloto de atuação articulada entre as áreas sindical e de mercado do Sistema Indústria, no qual o Sindivest participa ao lado de outras entidades. Além de uma palestra, Rita de Cássia Graf, associada do sindicato, apresentou o case da sua empresa, a Dentro D'Água.
Na ocasião, o professor João Sousa, coordenador da Escola de Gestão das Faculdades da Indústria IEL, apresentou um panorama das indústrias em momentos de crise e propôs uma reflexão para o momento das empresas. Ele ainda salientou a importância da interação entre sindicatos e empresas.
Sousa discorreu sobre a questão de corte de gastos para gerar economia e a tendência de customização do produto, oferecendo o que “o cliente quer, como ele quer e onde quer”. “O cliente não quer mais apenas um produto. Ele quer uma experiência. E o atendimento deve seguir a experiência do que ele está comprando”, comentou.
Para Sousa, também é necessário levar para dentro das organizações uma atitude mais empreendedora. Desta forma será possível aumentar cada vez mais os benefícios de um produto ou serviço, aumentando seu valor.
Além disto, Souza afirmou que as tendências das indústrias para os próximos anos estão muito relacionadas com a chamada Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial. Entre os itens relacionados a este conceito estão a capacidade de operação em tempo real, sistema de produção inteligente, descentralização das ações e flexibilização.
Dentro D'Água
Três industriais foram convidados para apresentar seus cases de inovação, investimentos e conquistas, mesmo em período de crise. Rita de Cássia Graf, da Dentro D'Água, foi um deles.
Ela comentou sobre a melhoria de processos internos e a inauguração de sua 'loja conceito'. O espaço abriga a loja em si, uma sala de criação (para customização das peças) e uma área para coworking e eventos, além da parte produtiva.
"Quando fui entregar os convites para a inauguração da loja, no ano passado, as pessoas me olhavam diferente e me perguntavam como eu estava fazendo isto em meio ao caos. Eu fiz porque me sentia preparada para me posicionar e ser diferenciada", revelou.
Rita de Cássia contou sobre como missões técnicas nacionais e internacionais e o apoio do Sindivest Paraná foram essenciais para um 'salto no negócio'. "Eu aprendi muito por meio do sindicato e do Sistema Fiep. Foi a partir daí que eu vi que minha empresa poderia ser diferente", disse. Estes conhecimentos permitiram que a Dentro D'Água também passasse a contar com um conceito diferenciado, focado em roupas esportivas e tecnológicas.