Avenida Cândido de Abreu, 200 - 8° andar
Centro Civico - CEP: 80530-902 - Curitiba/PR
(41) 3271-9764
O Sindivest realizou no início de março o ciclo B do seu planejamento estratégico, buscando determinar estabelecer um plano de ação que contemple as medidas prioritárias e metas para o sindicato para os próximos anos. Nesta etapa são definidas as ações estratégicas, os responsáveis, prazos e passos necessários para a execução, possibilitando o desenvolvimento estruturado da instituição.
O planejamento estratégico é uma das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Fiep. O programa oferece também capacitações para as entidades sindicais e para as indústrias e ferramentas de gestão.
Construção conjunta
Participaram desta construção do planejamento seis membros do sindicato, entre eles a presidente Letícia Birolli Ferreira, a tesoureira Cristina Meilinyeh, a secretária Dora Guelmann e a conselheira fiscal Sueli Herman. Também participaram a executiva do sindicato, Camila Lima, e a assistente administrativa, Suelen Pires, além da consultora responsável pelo acompanhamento do planejamento, Milene Gelenski, e da gerente da Central de Relações com Sindicatos, Maria Aparecida Lopes.
Maria Aparecida ressaltou a importância do planejamento estratégico para o desenvolvimento do sindicato. Para ela, é preciso que a instituição tenha claros sua missão, visão e objetivos a curto, médio e longo prazo para que possa determinar a estratégia que lhe possibilite atingi-los. “O planejamento estratégico da instituição precisa estar alinhado a um cenário econômico e político. Necessita de revisão constante para que seus passos possam ser aplicados e o avanço medido”, comentou.
Para Letícia Birolli Ferreira, o momento é oportunidade para modernizar os conceitos e para buscar a aproximação com os industriais, dividindo as responsabilidades e priorizando ações essenciais para o setor. “Nós conseguimos nessa etapa deixar os conceitos bem focados e acredito que há várias boas ideias. Vamos colocar esse planejamento ao conhecimento de todos, porque é muito importante que as pessoas saibam o que está sendo planejado e dividir essas responsabilidades com nossos colaboradores e diretores. Acredito que é possível colocar todas essas ações em prática até o final do nosso mandato”, declarou a presidente.