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As principais tendências do outono/inverno de 2015 foram apresentadas no dia 29 de julho, na Oficina de Moda e Tricot, realizada no Campus da Indústria. Com 220 inscritos - sendo 170 presentes -, o evento foi promovido pelo Sindivest e o Sinditêxtil. Além disto, 96 empresas do setor foram representadas na oportunidade.
Confira
mais imagens do evento.
Além de oferecer palestras, a oficina se destacou pela realização
de um desfile com peças produzidas por expositores, que também exibiram novidades no segmento de aviamentos,
malhas, máquinas e etiquetas.
“Este ano, inovamos com a apresentação dos desfiles, coordenados
por Silmar Alves e Edson Korner, e também aumentamos o número de expositores. No futuro, queremos tornar o evento
itinerante e levá-lo a outras cidades do Paraná”, afirmou o presidente do Sinditêxtil, Nelson Furman.
Para ele, a oficina cumpre a função de trazer informações estratégias aos industriais do
setor. “Em um mercado tão competitivo, só com informação poderemos crescer e estar à
frente dos concorrentes.”
Presidente do Sindivest, Luciana Bechara destacou o caráter singular da
oficina. “Esse é o único evento sobre tendência de moda em Curitiba e antecipa novidades que já
circulam fora do Brasil. Além disso, é uma ação que gera novos negócios para o nosso mercado”,
afirmou.
Fortalecimento do setor
Participantes de diversas cidades do Paraná,
tais como Imbituva, Ponta Grossa e Londrina, e de outros Estados como Santa Catarina e Sergipe, prestigiaram a oficina. Proprietária
de um ateliê de roupas de festa, a empresária Márcia Bragato esteve na oficina juntamente com um grupo
de 20 pessoas de Apucarana. “Achei muito interessante essa programação e como vou começar a produzir
roupas para crianças, vim conhecer as tendências para o público infantil”, contou Márcia.
De Curitiba, a produtora de eventos de moda Karol Greenhalgh foi atraída pelas tendências masculinas
e femininas. “Eu estudo marketing de moda e essa oficina oferece uma série de informações valiosas
para se pensar esse segmento”, disse Karol.
Gerente de vendas da Acrilan, empresa produtora de fios têxteis,
Ralf Michelson ressaltou a importância de participar da oficina como expositor. “Há mais de dez anos apoiamos
esse evento, que é fundamental para divulgarmos nossos produtos às malharias.” Na área de exposição,
a oficina também contou com a participação das empresas BC Malhas, Fios Amparo, HACO, Linx, ML Minas
Lã, Palácio das Lãs, Paramount, Pengir e RVB.
Lições de moda
Quatro consultores se revezaram em palestras ao longo da oficina. A moda infantil foi abordada por Paula Picker, enquanto
Amauri Marques falou sobre as tendências do segmento masculino e Denise Moraes discorreu sobre o vestuário feminino.
Já a consultora Iva Cardinala abordou o tema Mercados Potenciais para o Vestuário na América do Sul.
Confira, a seguir, um resumo das principais tendências do outono/inverno de 2015.
Feminino
No universo casual refinado, serão destaques paras a mulheres as cores tradicionais, tais como: bege, camelo,
cinza claro e escuro, oliva, off-white, nude e marinho. “A tendência é adotar um estilo fácil, casual
e elegante, com muita sobreposição, mas mantendo um look fresco e moderno”, diz a consultora Denise Moraes.
Em relação a estampas, ela destaca a influência do movimento estético inglês Arts & Crafts
e, por isso, as peças ganham imagens folclóricas e de animais do universo de contos de fada. “Também
serão muito valorizadas peças com bordados e aplicações feitas à mão”, afirma
Denise.
Masculino
Para os homens, a cor da estação será o azul.
As peças que mais representam a estação serão a camisa e a malha de tricô moderna. Também
estarão em alta as jaquetas “bomber”, com camisas elegantes por baixo. Matérias-primas nobres, com
certo brilho, relevos e texturas também serão destaque. “O homem está mais vaidoso e seguro de
si, para se expressar de maneira mais livre. As referências do passado estão presentes, mas com novos significados”,
afirmou o consultor Amauri Marques.
Infantil e bebê
Nas crianças, as roupas
ganham a influência do universo rockabilly dos anos 1950. “As peças terão a combinação
de rendas e animal print, paetês e padrões gráficos, lurex e peças em couro ecológico. Tudo
se junta para formar uma coleção com cores pop e estilo feroz”, explica a consultora Paula Picker. Em
um clima de aconchego e aventura, florestas e animais como raposas, quatis e corujas também se destacam nas estampas.
Já as peças em tricot exploram ainda mais maciez e volume.