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O Sindivest participou, de 31 de março a 9 de abril, do Circuito Moda Nova York. Esta é uma missão
de capacitação e pesquisa em moda desenvolvida pelo Senai, em parceria com o CIN, e articulado pela Federação
das Indústrias do Estado do Ceará.
No roteiro, os participantes assistiram a três dias de
aula na Parsons - The New School of Design, escola referência para o design de moda. Durante as aulas foram abordados
os temas “Como fazer tendência de Moda”, “Moda nas Mídias Sociais - Como marcar presença”
e “Merchandise e Visual de Loja”. Na missão, também foram feitas visitas técnicas a lojas
como Macy's, Zara, H&M, Saks, Desigual, Forever 21, Abercombrie, Aeropostale e Nike.
Para a presidente do Sindivest, Luciana Bechara, o ponto principal desta missão foi como as lojas e marcas trabalham
o merchandise e o visual de loja.
“Eles fazem todo um trabalho em cima do produto para vender e parece até
que pouco importa o produto e sim como, onde e quando vender. Existe uma estratégia por trás das vitrines e
corners em cada loja. Hoje, as escolas de moda investem na parceria do designer de moda com o merchandise promoter.
Eles precisam trabalhar juntos e um valorizar o trabalho do outro para que a marca tenha sucesso”, conta Luciana.
Na opinião da presidente, por sua criatividade, a moda brasileira pode em muitos momentos estar à frente
da americana. Porém, é preciso aprender a vender e promover esta criatividade, tal como fazem os americanos.
“Infelizmente, nossas escolas de moda só ensinam a desenvolver produto e não como vendê-lo e valorizar
a marca através dele”.