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Junto com o Paraná Business Collection (PBC), o planejamento estratégico e o plano de logística reversa do setor foram os principais assuntos discutidos na última reunião do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário. O encontro aconteceu na sede da Fiep, no dia 14 de fevereiro, reunindo representantes do Sindivest, Sinditêxtil Paraná, Sivepar Londrina, Sinvespar Sudoeste, APL de Confecções Cianorte e representantes da Fiep.
Em relação ao planejamento estratégico, o conselho definiu ações e responsáveis para a implementação dos projetos prioritários para 2014 e 2015. Sob a responsabilidade do coordenador do conselho, Marcelo Surek, a criação de um instituto de desenvolvimento do setor têxtil e de vestuário é o projeto principal. Os demais são: elevar a representatividade política do setor; desenvolver linhas de fomento; fortalecer a divulgação da moda paranaense; criar rede de inteligência competitiva e de mercado; e articular programas de valorização e qualificação dos trabalhadores do setor.
PBC
Sobre a realização da próxima edição do PBC em Maringá,
o coordenador do conselho, Marcelo Surek, destacou a importância dos sindicatos para o sucesso do evento. “Os
sindicatos precisam se envolver para que as empresas paranaenses participem do evento. Afinal, ele é a nossa vitrine
da moda e se as empresa desejam se colocar nesse mercado, elas precisam participar do PBC”, afirmou Surek.
O PBC acontece de 22 a 25 de abril, em Maringá, no Excellence Centro de Eventos. O espaço conta com 1,6 mil
metros quadrados. Entre 50 e 100 empresas devem participar do showroom de negócios, que contará com 10 marcas
âncoras – três delas paranaenses. Assim como em 2013, a direção artística do PBC será
do paulista Carlos Pazetto.
Logística Reversa
Na reunião do conselho, os
participantes também foram informados de que o levantamento estadual do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
(PGRS) será apresentado até o dia 30 de abril. Obrigatório por lei, o PGRS possui a melhor relação
de custo benefício para as empresas quando feito por meio de parceria com o Sebrae e dentro do período regulamentado.