Curtinho e com cores fortes, short jeans é uma das peças mais populares do verão
Empresas como New Jeans, Latreille e Amplitude Jeans falam sobre as tendências desse tipo de peça feminina. O short é um dos
atrativos do jeanswear brasileiro, setor do vestuário que mais cresce no país, segundo dados do Instituto de Estudos e Marketing
Industrial (IEMI)
clique para ampliar>No verão, o colorido short feminino da Latreille contrasta com o jeans clássico masculino
(Foto: Divulgação)
Colorido e muito curto. O short jeans é uma das peças mais populares nesse verão. Proprietário
da New Jeans, Nelson Furman destaca que a procura por essa peça tem sido impressionante em janeiro.
“Dez entre dez mulheres usam os shortinhos jeans. E esse ano eles estão com um apelo das cores muito
fortes. Cores como laranja, azul, pink e verde. Além disso, quanto mais curto melhor. O uso do jeans puído é
outra tendência forte”, destaca Furman. O modelo de shorts com o forro do bolso aparecendo também continua
em alta. “É uma tendência que surgiu há alguns anos e continua forte em todas as classes”,
observa Furman.
Proprietário da Latreille, Claudio Latreille estima que, de uma produção de cem mil peças,
sua empresa vende atualmente cerca de 50 mil só de shorts e bermudas, incluindo também peças masculinas.
“No caso das mulheres, percebo essa busca pelas cores fortes, como vermelho, amarelo, salmão. Elas também
buscam tecidos mais leves e com mais tecnologia”, diz Latreille.
Dona da Amplitude Jeans, a empresária Miralva Machado destaca que suas clientes também têm procurado
shorts estonados, puídos e com cores cítricas. “A própria calça jeans, mesmo no verão,
tem muita procura. Nesse caso, elas saem com uma gramatura fina, cores claras e ganham adereços como bordados e pedrarias”,
diz ela.
Jeans com crescimento constante
O short é um dos atrativos do jeanswear brasileiro, setor do vestuário que mais cresce no país,
segundo dados do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI). De 2008 a 2012 a produção de jeans se expandiu
em volumes de peças confeccionadas num ritmo superior a 6% ao ano, o que gerou crescimento acumulado de 27% no período.
Em 2012, foram produzidas 349,8 milhões de peças, representando um aumento de 27% a mais quando comparado a
2008.
No Brasil, o segmento conta com 6,2 mil empresas produtoras, que representam 22,4% do total das confecções
de vestuário em geral. Essas empresas empregam 319,5 mil trabalhadores, ou seja, 26,3% do pessoal ocupado na indústria
do vestuário. A sua maior concentração ocorre no Sudeste, mas possui, também, forte representação
no Sul e Nordeste do País, com destaque para os Estados do Paraná, Pernambuco e Ceará.