Estudo sobre o setor do vestuário no Paraná orientará futuras ações dos empresários
Apresentada no dia 9 de dezembro, no Campus da Indústria, pesquisa foi encomendada ao Instituto de Estudos e Marketing Industrial
pelos sindicatos pertencentes ao Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep
Encomendado
pelos sindicatos pertencentes ao Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep, o estudo do setor de vestuário
do Paraná foi apresentado no dia 9 de dezembro, no Campus da Indústria, durante a reunião do Conselho.
A pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi) levou 4 meses até ser concluída
e trabalhou com uma amostragem de mais de 360 empresas – de micro, pequeno, médio e grande portes – de
um universo de cerca de 2.500 indústrias.
Nove polos no estado foram mapeados – grande Curitiba, Maringá, Cianorte, Londrina, Francisco
Beltrão / Ampére, Cascavel, Apucarana, Terra Roxa / Altônia e Siqueira Campos –, destacando a vocação de
cada uma dessas regiões.
De acordo com o estudo, os principais pontos fortes do Paraná são a alta produtividade do setor, a integração
entre os industriais e a localização estratégica do estado. “O sul e o sudeste do país são
as duas regiões com os maiores índices de consumo de vestuário. A facilidade de escoamento da produção
e a proximidade destes centros são fundamentais para o desenvolvimento do setor e podem ser mais aproveitadas”,
revelou o diretor do Iemi, Marcelo Villin Prado.
Prado também apontou possíveis caminhos para o fortalecimento da indústria do vestuário
no estado. “O Paraná precisa criar clusters produtivos, com empresas do setor têxtil que possam atender
a demandas de inovação e diversificação. É preciso atrair parceiros fortes deste setor,
para que haja desenvolvimento e diferencial competitivo em relação à produção importada,
de baixo custo, porém de pouco valor agregado”, alertou.
O coordenador do conselho do Vestuário, Marcelo Surek, vai utilizar o mapeamento para traçar um plano
estratégico para o setor. “Sempre questionamos o que poderia ser feito para nos prepararmos para a concorrência
internacional, que vem com muita força – principalmente pelos baixos preços. Com essas informações
técnicas temos um norte que nos orientará pelos próximos anos”, avaliou Surek.
Para a presidente do Sindivest, Luciana Bechara, o posicionamento do Paraná em relação
ao Brasil e ao mercado internacional revelado pela pesquisa mostrou com exatidão o que precisa ser feito, aproveitando
os pontos fortes e trabalhando para compensar as deficiências do setor no estado. “Este é um momento que
exige uma ruptura. Não temos escolha. Precisamos pensar neste setor de uma forma diferente, com investimento em inovação,
design e moda, para conseguirmos competir com o preço baixo”, avaliou.
O Conselho Setorial da Indústria do Vestuário deverá se reunir nos dias 24 e 25 de janeiro para
traçar um plano estratégico de ação para os próximos meses.
Paraná
em números
O Paraná é o quinto maior produtor do setor do vestuário do Brasil, em
volume. Neste segmento, destacam-se também São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Entre 2008
e 2012, houve um aumento de 17,3% no número de empresas de vestuário em atividade (com no mínimo 5 empregados).
No estado, 90% das empresas do setor são pequenas ou micro. A produção em 2012 chegou a 541,6 milhões
de peças, 8,8% da produção nacional. A linha casual é responsável por 22,5% da produção
paranaense, seguida por jeanswear (19%) e promocional (15,4%). Cerca de 80% das peças são confeccionadas pelas
próprias empresas, com apenas 20% de terceirização.
Com informações da Agência
Fiep