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A partir de 2012, o Paraná Business Collection (PBC) terá duas edições, que serão realizadas
de 26 a 30 de junho e de 6 a 10 de novembro. Organizado pela Fiep, por meio do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário
e Têxtil do Paraná, e Sebrae/PR, o PBC já teve cinco edições e está entre os principais
eventos do calendário brasileiro da moda.
A mudança é resultado de uma nova estratégia
dos realizadores para ampliar o evento e consolidá-lo, ainda mais, no cenário nacional e internacional. Para
alcançar este objetivo, faz parte da proposta a abertura do PBC também para marcas de outros Estados.
Com
duas edições, uma com as coleções de Verão e outra de Inverno, a agenda de 2012 inclui
a realização do Showroom de Negócios apenas no evento de novembro, destacando, assim, o Estado como produtor
de moda Inverno, diferencial importante para o varejo de todo o Brasil.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR,
Allan Marcelo de Campos Costa, aposta nas novidades que o Paraná Business Collection reserva para 2012. Segundo ele,
o comportamento dos lojistas e a dinâmica do competitivo mercado da moda contribuíram diretamente para a revisão
da estratégia do Showroom de Negócios. "Acreditamos que esta mudança no formato do Showroom, aliada à
realização de duas edições, incentivará a vinda de compradores de todo Brasil", comenta
Costa.
Para a presidente do Sindivest, Luciana Bechara, o PBC é o evento que mais dá visibilidade para
a moda paranaense. "O evento reúne estilistas e indústrias da moda de todo o Estado. Nosso Sindicato sempre
participou, desde a criação do evento", afirma. Segundo ela, o Sindivest esteve representado nas reuniões
de planejamento durante todo o ano que antecedeu sua criação, com o objetivo de gerar representatividade no
calendário da moda. "Hoje, o PBC é um evento que mostra que o Paraná tem design, criatividade e capacidade
competitiva e inovadora", conclui.
Moda paranaense - Costa reafirma que o evento tem como prioridade divulgar
a moda produzida no Paraná, seus estilistas e empresários. "O PBC é um evento que reúne o melhor
da moda e da produção paranaense. A cada ano, nossas empresas destacam-se pela criatividade e qualidade de produtos.
A semana de moda paranaense se consolida como vitrine para ganhar mercado", conta o diretor-superintendente do Sebrae/PR.
Na avaliação dele, a realização de duas edições do evento no mesmo ano também
é fruto de amadurecimento e de uma análise técnica. "O Paraná Business Collection foi idealizado
para mostrar a criatividade e a qualidade da nossa produção têxtil, aproximando a moda paranaense dos
canais de comercialização em todo Brasil e abrindo novas perspectivas de negócios", afirma Costa.
O
coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, Marcelo Surek, conta que foi realizado um estudo,
envolvendo lojistas e compradores, onde foi identificada a necessidade de duas edições e da antecipação
da coleção de Inverno para novembro. "Após essa pesquisa, o Conselho se reuniu com empresários
do setor para criar um planejamento estratégico para o evento. Agora, com duas edições, confirmamos o
constante crescimento do PBC que acontece desde sua criação. O evento se fortalece ainda mais e se consolida,
não apenas na comercialização da moda paranaense, mas também como uma excelente oportunidade para
novos contatos, conhecimento e prospecção de clientes", explica Surek.
João Turin - O
IX Prêmio João Turin, que faz parte da programação paralela do VI Paraná Business Collection,
tem como tema "Pincéis e Carretéis". Pintores paranaenses e suas obras servem de inspiração aos
participantes, além de artistas que não nasceram no Estado, mas imprimiram a cultura paranaense em seus quadros,
podem ser referência de pesquisa para os trabalhos. Os estudantes selecionados apresentarão suas criações
em um desfile temático, no último dia do evento, 26 de junho, quando será conhecido o grande vencedor.
Desde a primeira edição, em 2003, o Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers
de Moda tem como objetivo se transformar em uma importante expressão da cultura paranaense por meio da moda. O concurso
busca estimular a pesquisa em temas da cultura estadual, além de incentivar e detectar novos talentos para este mercado.
Idealizado e coordenado pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor Paulo Martins, o prêmio é dedicado aos
estudantes de cursos técnicos, de graduação ou especialização em Moda, Estilismo e Design,
matriculados em instituições do Paraná.