SINDIVEST

Crise americana derruba Coteminas

18 de agosto de 2011

Graziella Valente e Marina Falcão

A crise nos Estados Unidos pesou sobre o balanço da Coteminas do segundo trimestre, que veio com um prejuízo de R$ 151,2 milhões, comparado a um lucro líquido de R$ 8,4 milhões em igual período de 2010.

O efeito negativo americano foi em praticamente todas as linhas. Começou prejudicando as vendas, em função do cenário econômico. A receita líquida caiu 21,4%, para R$ 530,1 milhões. Em volume, as vendas da principal controlada, a Springs Global, recuaram 39,1%.

O corte na receita só não foi maior porque o preço médio dos produtos subiu 21,7% no intervalo em questão, por conta de reposição de custos. A diminuição da atividade nos Estados Unidos fez com que a participação brasileira na receita aumentasse de 41,8% para 51%.

Nem a recuperação da margem bruta, em função do preço do algodão, compensou todos os efeitos negativos. A margem bruta da empresa subiu de 16,3% para 18,9%.

Isso porque no decorrer do balanço as perdas vindas do Hemisfério Norte foram se acumulando, pois a Coteminas decidiu fazer uma baixa contábil de R$ 37 milhões em função de uma reestruturação das operações naquele país. Esse ajuste fez as despesas gerais e administrativas subirem 25,2%, para R$ 136,7 milhões.

Essa decisão explica porque, antes do financeiro e dos tributos, o resultado operacional saiu de um lucro de R$ 1 milhão para prejuízo de R$ 36,3 milhões, na comparação anual.

A reorganização nos Estados Unidos levou também a um ajuste fiscal que trouxe mais perdas - de R$ 70 milhões. A empresa baixou ativos fiscais reconhecidos em anos anteriores. Por conta disso, a linha de impostos do balanço saiu de um positivo de R$ 8,6 milhões, no segundo trimestre de 2010, para um negativo de R$ 68,5 milhões, de abril a julho deste ano. Apesar dessa baixa, a empresa alega que os créditos fiscais continuam válidos por mais 17 anos.

Para completar a lista de efeitos negativos da crise americana, a apreciação do real frente ao dólar trouxe impacto negativo sobre a posição de hedge cambial da empresa. Com isso, a Coteminas registrou uma despesa financeira líquida de R$ 46,4 milhões, um salto ante o R$ 1,25 milhões registrado no segundo trimestre do ano passado.

Na BM&FBovespa, o cenário da companhia também é de perdas. No ano, a ação acumula baixa de quase 30%. O valor de mercado da Coteminas está em R$ 454,8 milhões - apenas 33% do valor patrimonial, de R$ 1,4 bilhão. Ontem, o papel ficou estável, em R$ 3,79.

Mesmo com cenário adverso, Buddemeyer prevê crescer até 6,5%Rosset arranca no varejo para ampliar produção