SINDIVEST

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Curitiba

Veto da Fazenda restringe benefício fiscal para indústria

02 de agosto de 2011

Governo reduz custo trabalhista para setores com muita mão de obra, como fabricantes de têxteis e calçados Equipe econômica teme perda de receita, mas presidente Dilma cobra ações de impacto para beneficiar exportadores

VALDO CRUZ, SHEILA D'AMORIM e NATUZA NERY DE BRASÍLIA

O reduzido espaço para cortes no Orçamento deve levar o governo a anunciar hoje apenas um projeto-piloto de desoneração da folha de pagamento para setores intensivos de mão de obra, como têxtil, calçados e móveis.

A medida fará parte da nova política industrial, batizada de Brasil Maior, e só entrou no programa diante da cobrança da presidente Dilma, que pediu ações efetivas para dar competitividade ao setor exportador brasileiro.

Até a última sexta-feira, a desoneração estava fora do plano, diante da resistência do ministro Guido Mantega (Fazenda), preocupado com os cortes de impostos no Orçamento do próximo ano.

O tema voltou ao debate após a presidente ter rejeitado sua última versão, que ela considerou "tímida", e exigido medidas de impacto.

Os ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Ciência e Tecnologia disseram que era preciso vencer as resistências da Fazenda e desonerar a folha.

A presidente determinou então a Mantega que estudasse uma forma de adotar a medida para evitar que sua política industrial fosse classificada como paliativa.

Ontem, a equipe de Dilma esteve com representantes empresariais e sindicalistas dos setores têxtil, calçadista e de móveis, mais afetados pela invasão dos importados.

A medida é classificada pelo governo como projeto-piloto para uma futura desoneração envolvendo os demais setores da economia.

Ela terá validade de um ano e seus impactos sobre a arrecadação da Previdência serão avaliados por um comitê. Se forem bons para o país, a medida será ampliada.

A ideia em análise ontem era reduzir de 20% para 14% a alíquota da Previdência cobrada de setores de mão de obra intensiva, como o têxtil e calçadista, transferindo esse custo para o faturamento das empresas. Outra parte da desoneração tributária será bancada pela União.

Mantega era contra uma desoneração elevada por avaliar que o quadro econômico atual exige austeridade fiscal, principalmente diante do aumento de gastos contratado para 2012 por conta do elevado reajuste real do salário mínimo, de 7,5%.

Além da desoneração da folha, a política industrial trará medidas de defesa comercial e combate à importação predatória, principalmente operações de triangulação -quando um país exporta para outro antes de o produto entrar no Brasil para evitar sanções comerciais.

Também integrará o pacote a ampliação de financiamentos para exportações e incentivo a investimentos em inovação tecnológica.

O valor total das desonerações estava sendo fechado ontem à noite. A primeira versão previa corte de R$ 45 bilhões entre 2012 e 2015.

O pacote da política industrial deve conter duas medidas provisórias e até oito decretos presidenciais.

Setores têxtil e de calçados sofrerão, afirma associaçãoPolítica industrial prevê R$24 bi em desoneração