SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Governo responde solicitação do Sinditrigo acerca do crédito presumido de ICMS

Após ação do sindicato, benefícios são garantidos às indústrias

por Alexia Brotto Cessetti

O Sinditrigo, em 02 de março de 2016, protocolou requerimento junto à Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (SEFA), reivindicando que as alterações propostas Decreto editado pelo governo eliminavam o objetivo inicial da concessão do benefício do crédito presumido de ICMS pelo Governo do Estado do Paraná, que era o combate a concorrência desleal causada pela guerra fiscal através dos benefícios concedidos por outras unidades da federação e, assim, pleiteou a entidade que o estorno de créditos presumidos fossem somente no 3º período de apuração subsequente ao período base, atendendo dessa forma as necessidades do Setor de Trigo e do Estado do Paraná.

Em 09 de novembro de 2016 a Secretaria de Estado da Fazenda respondeu ao nosso pleito, conforme Ofício n. 305/2016 e Informação n. 834/2016 anexos, informando que o recém editado Decreto n. 5.063, de 15 de setembro de 2016,  que acrescentou os artigos 69-A, 69-B, 69-C e 69-D, ao Regulamento do ICMS, determina a forma de apuração do percentual de benefício fiscal admitido, bem como os procedimentos para o estorno do excedente de crédito presumido, assegurando, portanto, aos contribuintes, a eliminação de eventual prejuízo em relação à fruição do benefício fiscal.

Sinditrigo deseja aos associados um Feliz Natal e próspero Ano NovoIBGE mantém estimativa de safra 14% maior em 2017