SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Mercado de farinha segue pressionado por aumento na competitividade das importações

Dificuldade dos compradores faz com que mercado apresente grande variabilidade de preços nas farinhas especiais e comuns

clique para ampliarCompradores têm dificuldades em conseguir o produto no mercado. (Foto: Reprodução)

O mercado internacional está bastante competitivo e dificulta a vida dos compradores de trigo no Brasil. Dados de importação de trigo na África do Sul, por exemplo, mostram que na primeira semana de agosto o país apresentou uma grande variabilidade nas origens do produto, atuando com as principais regiões exportadoras do mundo.

O país importou 68,7 mil toneladas (um aumento de 149% naquela semana), sendo que 30,6 mil toneladas vieram da Polônia, 14,8 mil toneladas da Ucrânia e 23,3 mil toneladas dos Estados Unidos. Um indicador da busca por oferta e bons preços.

Nos Estados Unidos, chuvas no curto prazo e temperaturas acima do normal seguram a colheita local, sobretudo no Kansas, o principal estado produtor de trigo de inverno. Há no país muitas reclamações de produtores quanto ao excesso de umidade e tempestades, que restringem o o avanço dos trabalhos e ameaçam a qualidade e, consequentemente, reduzem a oferta do produto.

Nesse contexto, o mercado de farinhas de trigo no Brasil segue pressionado pelo aumento da competitividade das importações, à medida que o câmbio segue inferiorizado, e há dificuldade para os moinhos do interior em se abastecer de trigo, que também passaram o buscar o produto no Paraguai.

Momento de dificuldade por parte dos compradores, já que o mercado de farinhas especiais e comuns apresentam uma enorme amplitude de preços. Baseando-se em custos e principalmente na disponibilidade de trigo para produção destas farinhas, preços de negócios recebidos variam em até R$ 200 por tonelada.

Com informações da AFNews

Comitê Gestor planeja criar associação para coordenar Logística ReversaBrasil buscará abrir cota sem taxa para importação de trigo de fora do Mercosul