SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Preço do trigo segue alto em várias regiões

No Paraná, preços continuam elevados, mas área plantada deve cair para próxima safra

clique para ampliarNo Paraná, área plantada deve cair, mas produtividade se eleva. (Foto: Divulgação)

Os preços do trigo seguem em patamares elevados, de acordo com dados divulgados no dia 19 de julho pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP. O valor reflete, segundo o órgão, a baixa disponibilidade interna - por conta de perdas na produção e qualidade em 2015 - e o maior interesse comprador.

Há variações de preço entre as regiões que estão sendo ocasionadas, segundo os pesquisadores, pelas relações de oferta e demanda locais. A firme demanda por farinhas de trigo, especialmente dos setores alimentícios, levou moinhos a aumentar as compras de trigo em grão.

Entretanto, a oferta do produto de boa qualidade está baixa no Brasil e compradores têm relatado dificuldades na importação do cereal. Nesse cenário, o volume de moagem também está reduzido, limitando a oferta dos derivados no mercado interno.

Paraná

O preço esteve alto também no Paraná, subindo 5,6% no mercado de balcão (preço pago ao produtor). Apesar dos preços elevados, a área de cultivo deve ser 16% menor que a da campanha anterior, totalizando 1,131 milhão de hectares, conforme o Deral/Seab. Já a produtividade deve crescer expressivos 23%, passando para 3 toneladas/ha, o que resultaria em produção 4% maior, de 3,4 milhões de toneladas.

Segundo dados do Deral/Seab, compilados pelo Cepea, até o final de junho, 90% da área estimada foi cultivada no Paraná, sendo que 92% estava em desenvolvimento vegetativo, 7% em germinação e 1%, em floração. A maioria das áreas estava em bom estado, com apenas 2% em condições médias. As precipitações e as baixas temperaturas verificadas em algumas regiões do Paraná em junho favoreceram as lavouras de trigo já semeadas.

Com informações do Cepea

Brasil autoriza laboratórios estrangeiros para análise da classe do trigo importadoSua empresa tem um projeto inovador? Inscreva-o no Inova Talentos do IEL