SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Como se preparar para e escrituração digital?

Novas determinações mudam a maneira das indústrias transmitirem informações ao governo. Saiba mais sobre o EFD Reinf no artigo da assessora jurídica do Sinditrigo, Alexia Bortto Cessetti

por Alexia Brotto Cessetti

O EFD Reinf é um novo módulo do Sistema de Escrituração Digital (Sped), criado com o intuito de abranger informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas - o chamado eSocial. Contudo, antes de falar desse módulo, é importante conhecer a sua origem, a começar pela Dirf - uma declaração anual na qual os contribuintes informam, no último dia útil de fevereiro, a relação de todos os salários pagos, impostos de renda retidos na fonte, situações sem retenção na fonte, valor distribuído aos sócios da empresa e pagamentos para serviços de terceiros.

O novo módulo abrange todas as retenções do contribuinte sem vínculo trabalhista, bem como as informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas. A nova escrituração substituirá as informações contidas em outras obrigações acessórias, como o módulo da EFD-Contribuições, que apura a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta.

E como se preparar para essa entrega? Ter uma solução fiscal completa que integra o sistema, as retenções, apurações e pagamentos utilizando a mesma base de dados proporciona mais segurança nas entregas, evita o pagamento de multas e retrabalho, minimiza riscos e é a chave para a governança tributária para as empresas. Contate seu contador, não deixe para última hora!

Palavra do PresidenteBrasil autoriza laboratórios estrangeiros para análise da classe do trigo importado