SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Palavra do Presidente

Marcelo Vosnika traz importante alerta sobre temas essenciais para os industriais da cadeia de trigo: uma atualização sobre o projeto de Logística Reversa e o anúncio da revisão da Pesquisa Panorama Industrial do Trigo

clique para ampliarMarcelo Vosnika, presidente do Sinditrigo. (Foto: Divulgação)

Caros amigos,

Nesta edição, gostaria de tratar de dois assuntos de extrema relevância ao setor:

Logística Reversa

No dia 28 de Junho de 2016 foi realizada a décima primeira reunião do Comitê Gestor de Logística Reversa do Setor de Alimentos (CGLR) com objetivo de aprovar a ata da 10ª reunião do CGLR, apresentar informações sobre o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPar), lavrar o memorando de cooperação com os elos do comércio, discutir sobre a resolução da SEMA, projetos de investimento, diagnóstico de embalagens, calendário e outros assuntos. A reunião foi realizada no Campus da indústria, durante o período da manhã.

Há uma necessidade da cobrança por parte dos órgãos públicos às empresas que não estão realizando nenhuma ação de Logística Reversa. O Plano Estadual de LR está com poucas associadas participando, sendo quatro do Sincabima, oito do Sinditrigo, quatro do Sinduscafé e 17 do Sindicarne.

Os custos de investimento são altos e quanto maior o número de empresas, menor o valor que deverá ser investido por cada uma delas. O Memorando de Cooperação entre os elos do comércio e os sindicatos representando as empresas do setor de alimentos será lavrado a partir da primeira semana de julho. Foi solicitado a todos os Sindicatos um apoio para obter um número maior de respostas de declarações de embalagens e conto com a colaboração de todos os associados nesse sentido!

Panorama Industrial do Trigo

O Sinditrigo, em parceria com a Fiep, está promovendo a atualização da pesquisa realizada em 2011 que resultou no Panorama Industrial do Trigo. Esta iniciativa visa ampliar o conhecimento do setor, por meio da atualização de informações obtidas na primeira versão do Panorama e da inclusão de novas informações, buscando delinear o perfil do setor no estado e fornecer subsídios para ações de fortalecimento da competitividade das empresas moageiras do Paraná.

A pesquisa será realizada por meio de questionário desenvolvido pela Fiep e Sinditrigo e aplicado pela empresa Diferencial Pesquisa de Mercado, por telefone. As entrevistas já começaram em julho. Conto com a colaboração de todos nesse empreendimento importantíssimo para a categoria. O lançamento da atualização do livro deverá ocorrer em dezembro deste ano.

Abraços,

MARCELO VOSNIKA

Presidente do Sinditrigo

Mudança no Supersimples será pouco para impulsionar economia, estimam entidadesComo se preparar para e escrituração digital?