SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Palavra do Presidente

Nesta edição, Marcelo Vosnika analisa dados divulgados pelo Conselho Internacional de Grãos referentes à importação e exportação do trigo

clique para ampliarMarcelo Vosnika, presidente do Sinditrigo. (Foto: Divulgação)

Caros amigos,

Analisando alguns dados do Conselho Internacional de Grãos (IGC), o mercado de farinhas de trigo (importações e exportações), que foi previsto em 15,05 milhões de toneladas em equivalente de grãos (11,28 milhões de toneladas de farinhas), percebe-se que houve um aumento anual de 40 mil toneladas em equivalente grão e 797 mil toneladas de incremento em relação à safra 2014/15.

A Argentina, com 750 mil toneladas, indica demanda equivalente ao ano safra atual, o que mostrou demanda moderada por parte do mercado brasileiro e tímida diante da grande possibilidade de produção naquele país.

Nos países importadores, temos o Iraque como principal país exportador com 2,3 milhões de toneladas, seguido de longe pelo Afeganistão (1,8 milhão de toneladas), o Uzbequistão (1,25 milhão de toneladas) e a União europeia (1,0 milhão de toneladas).

Não foram comentados dados brasileiros, com destaque nos países exportadores ao incremento da demanda por importações no mercado africano, um mercado possível ao parque exportador argentino diante da vantagem logística.

Esperamos excelentes frutos da nova safra, em especial a paranaense!

MARCELO VOSNIKA

Presidente do Sinditrigo-PR

Demanda por trigo diminui e preços caem no ParanáRestituição do Imposto de Renda já está disponível para consulta