SINDITRIGO

Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná

Receita Federal altera prazo para entrega da ECF

Nesta edição, a assessora jurídica do Sinditrigo orienta as indústrias associadas sobre a alteração nos prazos para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) para a Receita Federal

por Alexia Brotto Cessetti

O prazo para que as empresas entreguem a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) foi alterado. Agora, esta obrigação tem de ser cumprida até o último dia útil do mês de julho. O prazo anterior era junho.

Desta forma, haverá dois meses de diferença entre a entrega da ECF e da Escrituração Contábil Digital (ECD), que tem data limite em maio.

O novo prazo foi estabelecido pela Instrução Normativa n° 1.633, da Receita Federal, publicada no Diário Oficial da União do dia 04 de maio.

A norma determina ainda que, nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, a ECF deverá ser entregue até o último dia útil do terceiro mês subsequente ao evento.

Mas para os casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, ocorridos de janeiro a abril do ano-calendário, o prazo será até o último dia útil do mês de julho do mesmo ano, prazo igual ao da entrega da ECF para situações normais.

Palavra do PresidenteFiep encerra Semana da Indústria 2016 em Curitiba reforçando necessidade de união do setor industrial